Estudantes USF participam da Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon 2022

13/03/2023
Estudantes USF participam da Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon 2022

No dia 10 de março, a Universidade São Francisco (USF) promoveu o Encontro com Rondonistas, no Câmpus Bragança Paulista. O evento teve como objetivo celebrar a participação dos estudantes USF na Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon e a entrega dos certificados.

O evento contou com a presença do Diretor Presidente da CNSP-ASF e Vice-Reitor, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, a diretora do Câmpus de Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa e a Coordenadora da Implantação do Projeto de Curricularização da Extensão, professora Débora Reis Garcia.

Entre os dias 26 de janeiro a 12 de fevereiro, um grupo formado por 8 estudantes USF e as docentes Ana Carolina da Graça Fagundes e Renata Moretto realizaram atividades na cidade de Candeal, na Bahia. Além da USF, promoveram ações também no município a equipe da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A professora Renata Moretto, reforçar a importância da prática extensionista aos estudantes. "Fazer uma extensão como o Projeto Rondon, é o aluno ir com a teoria que ele sabe e usar da melhor forma com o que ele tem em mãos. E isso expande a mente desses estudantes a serem pessoas que saibam resolver problemas".

Os estudantes da USF são dos cursos de Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Farmácia e Enfermagem. Entre as atividades desenvolvidas estão oficinas de horta comunitária, desenvolvimento de fossa biodigestora, oficina de informática, regulamentação do SUS e escola de governo.

Para a estudante Beatriz Dias dos Anjos dos Santos, a experiência em participar do projeto foi transformador. "Eu sinto que eu aprendi o que é empatia depois que fui para o Projeto Rondon, falamos muito sobre empatia principalmente eu que sou da Psicologia, e sabemos que é uma realidade que existe mas só sentimos na nossa pele quando vamos para ela. Mesmo estando em condições privilegiadas, foram situação muito adversas que não pensava que iria vivenciar, foi realmente transformador".

Ao longo de 18 dias, equipes multidisciplinares formadas por acadêmicos de 11 estados desenvolveram atividades com comunidades de 12 cidades do interior da Bahia: Anguera, Aramari, Caetanos, Candeal, Iaçu, Irará, Itatim, Ouriçangas, Pedrão, Rio do Antônio, Serra Preta e Tanquinho. Estas equipes compreendem os Conjuntos A (Saúde, Educação, Direitos Humanos e Justiça e Cultura), B (Trabalho, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção) e C (Comunicação).

Estudantes participantes da USF:

Amanda Beatriz Ferreira - Odontologia;

Bárbara Cristina Sacrini de Oliveira - Farmácia;

Beatriz Dias dos Anjos dos Santos - Psicologia;

Damilly Rocha de Oliveira Petruzza Alexandre - Nutrição;

Leonardo Costa - Fisioterapia;

Monalisa Julini Geronimo Gimenes Loureiro - Fisioterapia;

Natalie Gabrielle Leite de Souza - Odontologia;

Rafaela Domingues Bernardes - Enfermagem.

Sobre o Rondon

O Projeto Rondon é uma iniciativa interministerial do Governo Federal do Brasil, coordenada pelo Ministério da Defesa e que conta com apoio das Forças Armadas e os seguintes ministérios: Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Educação; Cidadania; Saúde; Meio Ambiente; Desenvolvimento Regional, além da Presidência da República.

O foco do projeto é oportunizar vivências em diferentes contextos brasileiros para que jovens universitários pratiquem os seus conhecimentos e aprendam com as populações locais. Assim, gerando, mutuamente, uma contribuição para a formação acadêmica e para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades.

Histórico de Notícias