USF promove Cerimônia de Encerramento das Turmas 1 e 2 do MBA em Planejamento Estratégico e Gestão Educacional

10/04/2023

A Universidade São Francisco (USF) promoveu no dia 3 de abril, no Câmpus Bragança Paulista, a Cerimônia de Encerramento das Turmas 1 e 2, do MBA em Planejamento Estratégico e Gestão Educacional, conduzido pelo Programa de Formação Continuada da USF (CHAVE).

O evento contou com a presença dos formandos das turmas 1 e 2 , além do Diretor Presidente da CNSP-ASF e Vice-Reitor, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, o reitor, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral, o Administrador dos Câmpus,  Rodrigo Ribeiro Paiva, a diretora do Câmpus de Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa, o Diretor do Câmpus Campinas – Unidades Swift e Cambuí, o professor Paulo Silveira e o Diretor de Câmpus Itatiba, professor Renato Pezenti.

O evento teve como mestre de cerimônia a coordenadora do MBA, professora Márcia Aparecida Antônio. “Atenta às tendências e demandas do Ensino Superior, a USF está em constante processo de inovação e valoriza a educação integral e transformadora em consonância com a missão. Neste contexto, investe continuamente no aperfeiçoamento do seu corpo institucional e, em 2019, no âmbito do planejamento Estratégico, criou o Programa CHAVE. Dentre as ações, em 2020, foi lançado o MBA em Planejamento e Gestão Educacional, uma especialização desenvolvida para a formação do corpo de gestores da USF, tendo sido concebido para oportunizar o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, ancorado na inovação e na tecnologia, em uma abordagem sistêmica, estratégica e empreendedora na gestão educacional”, comentou a professora durante a cerimônia.

Na sequência, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão apresentou os elementos fundamentais do Programa CHAVE e a concepção do MBA em Planejamento e Gestão Educacional. “Fizemos questão que essas duas primeiras turmas do MBA estivessem presentes, para além de comemorarmos o encerramento dessa especialização, mas também para que fosse marcante para olharmos de forma estratégica para a própria USF. Todo esse trabalho é resultado do Planejamento da Universidade no contexto da formação acadêmica”, explicou o pró-reitor.

Para o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, o MBA é fundamental para o desenvolvimento da Universidade.  “Uma instituição, como a USF, funciona sob três pilares importantes: pessoas, processos e tecnologia. Mas desses três pilares, pessoas são fundamentais, sem elas tecnologias e processos se tornam ineficientes e disfuncionais. O investimento que fizemos na instituição nas pessoas, sistematizam a formação e consolida todo esse investimento que a USF se propôs a fazer. Cada vez mais queremos fortalecer isso e investir mais em formação”, destacou o pró-reitor.

Para o vice-reitor, o MBA também é o momento de estreitamento de relações. “Parabenizar os concluintes das duas turmas do MBA. Continuamente e felizmente nos encontramos com frequência e nos formamos nas diversas literações dialógicas do nosso cotidiano. Ou na perspectiva franciscana, nós nos formamos na relação como irmãos e como irmãs, porque esse talvez seja o depoimento que mais escutei nos dias que encontrei os que estavam dedicados ao MBA.  Destacando as relações que foram mobilizadas e constituídas ao longo de todo esse processo”, afirmou Frei Thiago.

O Reitor da USF também fez um resgate histórico dos cursos de pós-graduação no Brasil e como a USF tem acompanhado as tendências.  “Ao celebrarmos as duas primeiras turmas de um projeto de política interna da USF, estamos dando diversas respostas a história da educação, a história do stricto e do lato sensu e principalmente a formação continuada de todos os profissionais”, ressaltou o Reitor.

Como encerramento da cerimônia, a professora Priscila Pérez Domingos fez um discurso representando os estudantes das Turmas 1 e 2 do MBA e todos receberam uma lembrança comemorativa da data. Por fim, foi realizado na Sala Web um coquetel com todos os participantes.