handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Intensiva da USF é contemplado com 5 vagas

15/06/2023
Compartilhe:
Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Intensiva da USF é contemplado com 5 vagas

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, convocou as instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde (MS), as instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), os órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e distritais, e as instituições privadas sem fins lucrativos a concorrerem para a obtenção de financiamento de novas bolsas de residência em área profissional da saúde, no âmbito do Pró-Residência. Essa convocação ocorre no âmbito das atribuições conferidas pelo Art. 50 do Anexo I do Decreto nº 11.358, de 1º de janeiro de 2023, considerando a oferta de formação em áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) da USF, articulando com a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista e o Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus (HUSF), participaram de tal Edital sendo agraciados com 05 novas vagas/bolsas nas Áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Para o Prof. Carlos Eduardo Pulz Araújo, Coordenador da COREMU, a obtenção destas novas vagas/bolsas evidencia o amadurecimento dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da USF, haja visto ter concorrido com Instituições Nacionais de renome junto ao Ministério da Saúde e Ministério da Educação.

Para a Profa. Patrícia Teixeira Costa, Diretora do Câmpus Bragança Paulista, as 5 bolsas concedidas pelo Ministério da Saúde são importantes para o pleno desenvolvimento dos Programas de Residência Multiprofissional que tiveram início em 2016 na USF e com esse incremento, poderemos executar ações pedagógicas de formação de maior número de estudantes de pós graduação junto às instituições parceiras HUSF e Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista. Para o Prof. Dilnei Lorenzi, Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, é um momento importante e de reconhecimento do trabalhado de formação dos residentes desenvolvido nas instituições, que contribui de forma significativa para a qualificação dos profissionais da área da saúde.