Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid recebe exposição “Universo Plasticoceânico”

28/06/2023

No próximo dia 1 de julho, sábado, às 14h, tem início a exposição “O Universo Plasticoceânico”, do Frei Pedro Pinheiro, OFM, no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid, Bragança Paulista. A exposição tem apoio do 21º Festival Arte Serrinha, e ocorre nos meses de julho e agosto.

A Curadoria e produção é do organizador do Festival, Fabio Delduque. A exposição utiliza material plástico de reciclagem como matéria-prima. Ao transformar esse material em expressão criativa, Frei Pedro, OFM, que integra a Ordem dos Frades da Universidade São Francisco (USF) mostra que a reciclagem pode ser uma solução viável e inspiração para as pessoas repensarem seu papel na preservação do meio ambiente. No núcleo central da exposição, há uma instalação que remete ao fundo do mar, tendo como foco um recife de coral. Utilizando matéria-prima oriunda de lixo plástico, o Frei desenvolveu uma produção que pretende relatar o fenômeno resultante do descarte diário de inumeráveis materiais nos lixões e em todos os biomas do planeta.

Frei Pedro atua no Núcleo de Extensão Universitária da USF e sempre participou como colaborador dos Festivais Arte Serrinha. “O objetivo atual da minha obra, portanto, dirige seu foco para um discurso visual que tenha como finalidade enfatizar a necessidade de mudanças concretas por parte da população mundial, para tornar o planeta e a vida, um lugar com perspectivas viáveis de futuro, diante do caos da contaminação sem medidas que atingem níveis insustentáveis e incompatíveis com quaisquer manifestações da Vida”, afirmou Frei Pedro.

A exposição é gratuita. O Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid fica localizado na rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251 – Centro, Bragança Paulista.

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta das 8 às 18h