Curso de Psicologia da USF celebra 50 anos

23/08/2023
Curso de Psicologia da USF celebra 50 anos

O Curso de Psicologia da Universidade São Francisco (USF) está promovendo o evento: "Semana de Estudos da Psicologia: 50 anos do curso de Psicologia USF", que teve início nesta segunda-feira (21), no Câmpus Itatiba. Estudantes e docentes do Curso de Psicologia foram homenageados durante a cerimônia de abertura e o evento terá continuidade durante os dias  22, 23 e 24 de agosto.

A abertura contou com a presença do Reitor da USF, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, além da participação do Diretor-Presidente da Casa Nossa Senhora da Paz , Vice-Reitor  e coordenador do Núcleo de Extensão Universitária, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, do Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel Moura Cabral, do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi; Diretor do Câmpus Itatiba, professor Renato Pezenti; Diretora Câmpus Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa; Diretor Câmpus Campinas, professor Paulo Silveira, o coordenador do Núcleo de Pastoral Universitária, Frei Vitório Mazzuco Filho e a  Irmã Janaina. Marcaram presença os coordenadores do Curso de Psicologia: professoras Flávia Farah, Lucicleide Cantalice, Sanny Padovani e professor Guilherme Arinelli.

O Reitor da USF,  Frei Gilberto Gonçalves Garcia, parabenizou os professores e os estudantes. "Em uma data tão especial, não somente para o Curso de Psicologia, mas para a Universidade São Francisco como um todo. Uma longevidade segura, reconhecida como é o caso do Curso de Psicologia", declarou o Reitor.

O Prefeito de Itatiba, Sr. Thomás Antonio Capeletto de Oliveira ressaltou a importância do evento para a cidade de Itatiba. "Itatiba tem mais de 150 anos, um terço da vida da cidade de Itatiba está voltada para a Universidade São Francisco e milhares de Itatibenses foram formados pela USF. Se hoje é uma cidade que cresce e se desenvolve, muito se passa pela Universidade São Francisco. Eu sou filho da USF, me formei em Direito em Bragança e é com muita honra e muito orgulho que venho aqui falar aos jovens que se formam, o quanto foi importante na minha vida a Universidade São Francisco", ponderou.

Para a coordenadora do Curso de Psicologia, professora Flávia Farah é um privilégio viver esse momento. "Celebrar 50 anos é, principalmente, honrar todos os que pensaram, idealizaram, implementaram, construíram e fizeram crescer um grande sonho e um grande projeto. Essa realidade de transformação do Curso de Psicologia da USF que temos alegria de vivenciar hoje. Comemoraremos esse Jubileu, juntamente com a abertura da Semana da Psicologia que foi preparada com muito zelo e dedicação a todos e terá atividade durante toda a semana", destacou.

O Diretor do Câmpus Itatiba, Renato Pezenti, falou sobre o privilégio que é a celebração da data. "Será que os primeiros professores e a equipe que trabalhava no Câmpus sonhava por essa noite? Provavelmente não. Talvez não pudessem imaginar, na primeira semana de aula, um curso com 50 anos. Mas certamente eles imaginaram aquilo que mantém esse curso vivo e entregaram energia e competência em prol disso", relembrou o Diretor.

Para o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel Moura Cabral, declarou que se sente honrado em pertencer a reitoria nesse momento. "É um Curso vitorioso, não somente pelos 50 anos, mas por ser um Curso demonstra vitalidade, inovação, garra, envolvimento, tanto dos coordenadores e docentes, quanto dos alunos. Não podemos deixar de agradecer aos nossos alunos, por vocês escolherem a Universidade São Francisco e por fazerem parte dessa história", agradece o Pró-Reitor.

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, refletiu a história do Curso de Psicologia. "Assim como toda a Instituição de Ensino de referência, ela vai sendo escrita à medida em que os dias se sucedem, marcadas pela presença irreversível do tempo", enfatiza o professor Dilnei.

Para o Diretor-Presidente da Casa Nossa Senhora da Paz , Vice-Reitor  e coordenador do Núcleo de Extensão Universitária, Frei Thiago Alexandre Hayakawa. "O Curso de Psicologia da Universidade São Francisco está completando 50 anos. Penso que um dos elementos fundamentais dessa trajetória está no fato de que o curso tem feito uma caminhada com passos seguros. Através do perfil e do comprometimento dos docentes, muitos se dedicam há décadas ao curso. Destaco também a infraestrutura disponível, laboratórios, clínicas, cenários de estágio. Contamos ainda com excelente equipe de apoio técnico-administrativos e por último, mas não menos importante, o comprometimento dos nossos estudantes de psicologia", parabenizou o Frei Thiago.

O evento será nos três Câmpus: Bragança Paulista, Campinas (Swift), Itatiba e acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de agosto, vespertino e noturno, conforme programação.

Histórico de Notícias