Estudantes de Engenharia de Computação participam de XXVIII Maratona de Programação

04/09/2023

Os Estudantes do Curso de Engenharia de Computação da Universidade São Francisco (USF) participaram da primeira fase da XXVIII Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), no último sábado, 2 de setembro. Os alunos participantes foram Bruno Gabriel Boscolo, Jean Gabriel da Fonseca, João Gabriel Moraes Carvalho, Lucas Cardoso Albino, Lucas Muner Garcia, Luiz Gustavo Ferreira da Silva Trufilho, Otávio Pereira Cardoso, Vinicius Baumann Ladosky, Wesley Ferreira Barbosa e o professor José Guilherme Picolo.

“Participar da maratona de programação representando a USF foi uma experiência que transformou não apenas minha habilidade técnica, mas também minha própria eu. O sentimento que permeou essa jornada foi uma mistura de paixão e desafio. Cada problema apresentado foi uma oportunidade de aprendizado e superação. A colaboração com colegas de equipe me ensinou a importância do trabalho em equipe e da comunicação eficaz, habilidades cruciais no mundo profissional. Além disso, a pressão do tempo e a busca incessante por soluções me ajudaram a aprimorar minha capacidade de lidar com situações de alta pressão. Essa experiência na maratona de programação não apenas enriqueceu meu conjunto de habilidades técnicas, mas também me moldou como um indivíduo mais resiliente e confiante em minha jornada profissional. Estou profundamente grato por essa oportunidade de crescimento e mal posso esperar para aplicar o que aprendi em futuros desafios profissionais”, disse o aluno Luiz Gustavo do Câmpus Itatiba.

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Na presente edição, a UFSCar - Câmpus Sorocaba foi o anfitrião da competição regional em Sorocaba, estado de São Paulo, com um histórico de 31 participações ao longo dos anos. A Universidade participou com três times, competindo ao lado de outras instituições da região, tais como FATEC, Unicamp, PUC-Campinas, UFSCar, Facens, UNESP, IFSP, e diversas outras.

Histórico de Notícias