Universidade São Francisco participa do 30º FOREXT

10/11/2023
Universidade São Francisco participa do 30º FOREXT

A Universidade São Francisco (USF) participou do XXX Encontro do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias (ForExt), realizado nos dias 06 e 07 de novembro de 2023, na cidade de Joinville, em Santa Catarina.

A USF foi representada pela professora Dra. Débora Reis Garcia, Coordenadora do Projeto de Implantação da Curricularização da Extensão-USF e Secretária do FOREXT, pela profa. Patrícia Krause Askinis, professora articuladora da área de Saúde do processo de Curricularização da Extensão-USF e pelos analistas Felipe Guedes Jorge e Larissa Victória Barbosa do Nascimento que atuam no NEXT. O momento foi oportuno para ampliar a formação da equipe de trabalho e a percepção acerca da importância da mobilização das IES nas tratativas junto ao Ministério da Educação - MEC, no que tange à Educação Superior no Brasil, de modo especial, à extensão universitária.

O ForExt representa mais de 70 Instituições Comunitárias de ensino superior (ICES) de todo o país para discutir a extensão universitária. O objetivo do fórum é fortalecer a extensão nas instituições comunitárias, oportunizando a análise e o debate sobre as estratégias e questões relativas à Extensão e à Ação Comunitária, além de propor políticas de interesse de seus membros.

Nesta edição, o evento teve como tema norteador “Costurando caminhos internacionais”, o objetivo foi discutir como a extensão pode ser internacionalizada e como ela pode contribuir para a formação de cidadãos globais, compreendendo os territórios das diferentes nações como áreas de abrangência para a produção de conhecimento e compromisso social das instituições de ensino superior por meio da extensão.

A professora Dra. Liz Ponnet, da Universidade São Francisco, compôs a mesa redonda que tratou do tema ‘’Internacionalização da Extensão’’, em que participou de forma remota através de vídeo chamada diretamente da Bélgica. A professora compartilhou as experiências de três projetos de extensão da USF que ocorrem por meio de parcerias internacionais, articulados pelo NRI com apoio do NEXT, destacando a importância das parcerias interinstitucionais para a formação do estudante com vistas à perspectiva global de atuação, reafirmando o compromisso social da USF nos processos formativos a que se destina. A mesa contou com a presença do Prof. Dr. Márcio Tascheto, da UPF e UFN, que apresentou o trabalho desenvolvido pela Cátedra “A cidade que educa e transforma”, sendo mediada pela profa. Dra. Débora Reis Garcia.

Dentro da programação tivemos o momento ‘’Café com Leitura’’ onde todos os participantes se reuniram para compartilhar experiências e vivências extensionistas, neste momento a Professora Débora Reis Garcia apresentou os anais do FOREXT 2022.

A programação destacou a discussão acerca da  implementação da curricularização da extensão, com a participação virtual da Profa. Dra. Alause Pires Coordenadora-Geral de Planejamento e Avaliação da Educação Profissional do MEC, da Profa. Dra. Luciane Ceretta, conselheira do Conselho Nacional de Educação, reitora da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina / UNESC e presidente da ACAFE, bem como a presença dos colegas dos demais fóruns nacionais de extensão universitária, o Prof. Dr. Hélder Eterno da Silveira, presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, o FORPROEX e da Profa. Dra. Sônia Regina Mendes, presidente do Fórum de Extensão das IES particulares, o FOREXP. Este momento for oportuno para fortalecer a articulação entre o FOREXT e os demais Fóruns nacionais de extensão e o Ministério da Educação - MEC, que aventou o convite para a participação do FOREXT junto ao CNE para as tratativas corretas aos processos da Curricularização da Extensão deflagradas pela Res. CNE/CES nº7 de 2018.

A USF acredita que a extensão é uma atividade fundamental para a formação de cidadãos e para a transformação social. A participação no FoRext foi uma oportunidade para conhecermos e compartilharmos práticas exitosas com as demais instituições presentes e fortalecer sua atuação na extensão universitária no cenário político brasileiro.

Histórico de Notícias