Workshop Cultura e Clima Organizacional Envolvendo Estudantes do MBA em Planejamento e Gestão Educacional da USF

20/10/2023

Em 19 de outubro, no Câmpus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF), as turmas 4 e 5 do MBA em Planejamento e Gestão Educacional participaram do workshop Cultura e Clima Organizacional, integrado ao módulo Desenvolvimento Gerencial.

Este workshop foi ministrado pela Professora Priscilla Perla Tartarotti von Zuben Campos, membro da equipe do Programa de Formação Continuada da USF, conhecido como Programa CHAVE. Foi uma importante oportunidade para os estudantes das turmas 4 e 5 vivenciarem na prática o tema.

Logo no início, uma atividade especial, denominada Programa 'Padrinhos Mágicos,' proporcionou um momento de integração. Nesse contexto, a turma 4 deu as boas-vindas calorosas à turma 5, entregando mensagens inspiradoras e deliciosas trufas. Essa iniciativa prática ilustrou a importância da cultura e do clima organizacional, destacando a colaboração e a criação de um ambiente acolhedor para novos membros.

Logo no início, foi realizada uma atividade especial relacionada ao tema. O Programa 'PADRINHOS MÁGICOS' proporcionando um momento de integração. Nesse contexto, as professoras Marcia Aparecida Antônio e Priscilla Perla Tartarotti von Zuben Campos mediaram a proposta, chamando as pessoas e orientando as interações. Foi um momento em que a turma 4 deu as boas-vindas calorosas à turma 5, entregando mensagens inspiradoras e deliciosas trufas. Essa iniciativa prática ilustrou a importância da cultura e do clima organizacional, destacando a colaboração e a criação de um ambiente acolhedor para novos membros.

Durante o workshop, a Professora Priscilla enfatizou a importância de diálogos sobre a cultura e o clima organizacional, explorando elementos como crenças compartilhadas, valores, hábitos, práticas e interações no ambiente de trabalho. Ela elogiou o espírito colaborativo da turma, especialmente ao resolver problemas e ao trabalhar juntos para promover os valores franciscanos.

Os participantes se envolveram em exercícios criativos e práticos projetados para aprofundar a compreensão da cultura e do clima organizacional. Isso destacou a importância da colaboração, compreensão mútua, resolução de problemas e harmonia entre os membros da equipe na criação de um ambiente de trabalho eficaz e saudável. Ao final da atividade, os participantes realizaram um diálogo construtivo, compartilhando suas experiências e estabelecendo conexões significativas com o tema.

A construção de uma cultura sólida é um diferencial estratégico para qualquer organização. Além disso, a consideração das experiências, valores e crenças dos profissionais que atuam em uma organização é fundamental para prepará-los para enfrentar um ambiente em constante evolução, sempre com ética e responsabilidade.

Promover diálogos e reflexões sobre cultura e clima organizacional é essencial para o desenvolvimento profissional e o sucesso das organizações em um ambiente de constante mudança.

Histórico de Notícias