Feira de Projetos das Engenharias na USF destaca a Inovação Interdisciplinar

22/11/2023
Feira de Projetos das Engenharias na USF destaca a Inovação Interdisciplinar

Nos dias 13 e 14 de novembro de 2023, os câmpus de Itatiba, Bragança Paulista e Campinas da USF (Universidade São Francisco), foram palco de uma Mostra de Projetos, reunindo o talento e a criatividade dos alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Civil, Computação, Elétrica, Química, Mecânica e Produção. O evento proporcionou uma visão abrangente das inovações desenvolvidas pelos estudantes, destacando a importância crucial de aplicar os conhecimentos teóricos em projetos práticos.

A mostra abrangeu uma ampla gama de projetos, desde projetos de química tecnológica, entomologia, produção de frutas e hortaliças, mecânica aplicada, tecnologia de materiais em construção civil, circuitos lógicos, arquitetura de computadores e tecnologias embarcadas, instrumentação eletrônica e sistemas de controle, termodinâmica,  resistência dos materiais, engenharia assistida, análise de dados, fundamentos da pesquisa operacional, química aplicada e laboratório de operações unitárias .

Essa diversidade reflete o compromisso da USF em promover uma abordagem interdisciplinar, incentivando os alunos a colaborarem em projetos que transcendem as fronteiras tradicionais das disciplinas.

A participação de empresas locais desempenhou um papel fundamental na avaliação e feedback dos projetos apresentados. Empresas da região, representantes de diferentes setores industriais, estiveram presentes para analisar as propostas dos estudantes, fornecendo uma perspectiva prática e realista sobre as demandas do mercado.

Essa colaboração entre a academia e o setor empresarial é essencial, pois não apenas valida a relevância dos projetos desenvolvidos, mas também oferece aos alunos uma valiosa oportunidade de networking e insights sobre as expectativas do mercado de trabalho. A participação ativa das empresas locais na Mostra de Projetos fortalece os laços entre a universidade e a comunidade empresarial, criando um ambiente propício para a inovação e o desenvolvimento conjunto.

Um dos destaques da mostra foi o depoimento inspirador de João Roson, aluno do curso de Engenharia Agronômica, cujo projeto visava estudar soluções eficientes para o controle de pragas na agricultura. "Participar desta mostra não apenas consolidou meu aprendizado teórico, mas também me permitiu aplicar conceitos em situações práticas, destacou também a importância da interação entre os alunos de diferentes áreas das engenharias”.

O aluno da Engenharia da Computação Thiago Rodrigues Vieira, disse que as aulas práticas foram enriquecedoras. "Ver na prática as teorias que estudamos em sala de aula trouxe uma nova dimensão ao aprendizado. A manipulação de substâncias, os experimentos e os resultados obtidos contribuíram para a minha compreensão dos conceitos químicos. E os desafios que enfrentamos nos laboratórios nos incentivaram a trabalhar em equipe".

Já a aluna Bárbara Paris, da Engenharia Elétrica de Bragança Paulista descreveu o seguinte : “A feira foi uma experiência enriquecedora pois pudemos ver e aprender um pouco sobre os inúmeros campos de atuação que as engenharias abrangem. Cursando engenharia elétrica e apresentando sobre química tecnológica nesta feira, pude perceber a relação direta que elas têm!”.

A Profa. Rosana Z. Baú, da componente curricular Química Tecnológica, sugeriu como tema norteador do projeto “A Química na minha engenharia”, relatou que foi muito gratificante verificar a maturidade dos estudantes em todas as etapas do projeto. “Já no início do semestre, quando apresentei a proposta, todos os grupos já sabiam o assunto que iriam abordar. Fiquei impressionada com a desenvoltura e com a qualidade dos trabalhos escritos e das apresentações realizadas. É perceptível o quanto os estudantes se envolvem neste tipo de projeto e o quanto é marcante para a trajetória deles na Universidade. O espaço proporcionado na mostra de projetos, de troca de experiências, de desenvolvimento de competências como a oralidade e organização de ideias são ímpares e devem fazer parte da formação de todos os estudantes ", relatou a professora.

A Mostra de Projetos da Universidade São Francisco, não apenas celebrou as realizações dos alunos, mas também reforçou o compromisso da instituição com o desenvolvimento de profissionais capacitados e inovadores. Através dessas iniciativas, a universidade continua a moldar futuros líderes que estão preparados para enfrentar os desafios complexos do mundo contemporâneo.