Pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da USF recebe premiação em Congresso Brasileiro de Genética

06/12/2023

Sob orientação do Prof. Lúcio Fábio Caldas Ferraz, alunas do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco (USF), do Câmpus Bragança Paulista, apresentaram trabalhos científicos e participaram de cursos e palestras no 68o Congresso Brasileiro de Genética, ocorrido na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Na ocasião, o trabalho intitulado “Use of omics tools for the characterization of polyamine uptake and biosynthesis pathways in Klebsiella pneumoniae”, da mestranda Juliana Baboghlian, foi escolhido para apresentação oral e, posteriormente, premiado com Menção Honrosa no Prêmio Milton Krieger, na categoria de Genética de Microrganismos.

Além da Juliana Baboghlian, o trabalho premiado contou com a coautoria das discentes Yasmin Ferreira de Campos, Paloma Aparecida Alves de Oliveira, e Alquiandra Stefani Ferreira Mançano, do Laboratório de Microbiologia Molecular e Clínica e orientadas pelo Prof. Lúcio, e dos discentes Danilo Cardoso de Oliveira e Álex Aparecido Rosini Silva, do Laboratório MS4Life e orientados pela Profa. Andreia de Melo Porcari, também do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. “Este congresso é o mais importante na área de Genética no Brasil, e engloba temas de relevância científica nas mais diversas áreas da genética, tais como a Genética Humana, de Plantas, e de Microrganismos. O trabalho da Juliana, que concorreu com doutorandos e pesquisadores de várias instituições do Brasil, procura compreender a patogenicidade da bactéria Klebsiella pneumoniae por meio de análises genéticas e de metaboloma”, concluiu o Prof. Lúcio.