Evento de Lançamento de Curso de Saneamento Rural com fomento do CAU/SP é realizado na USF

07/12/2023

No dia 29 de novembro, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itatiba (AEAI) e o Coletivo ATHIS na Baixada, com colaboração de ex-alunos, estudantes e professores da Universidade São Francisco (USF), promoveram um evento na Sala Web do Câmpus Itatiba, para apresentar e discutir as ações do projeto de capacitação "Da Ponte pra Cá: Soluções Inovadoras e Sustentáveis de Saneamento Rural e Gestão Hídrica".

Esta iniciativa conta com fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), através do Edital de Chamamento “CAU Capacita”, de 2023. O curso de três módulos, a ser ofertado gratuitamente, com inscrições a serem abertas em janeiro de 2024, prevê a capacitação de estudantes e profissionais da Arquitetura e Urbanismo, bem como de áreas correlatas, em soluções de saneamento rural, com ênfase em Soluções Baseadas na Natureza (SbN’s).

No evento sediado pela USF, o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itatiba, Eng. Nelson Mostaço, discorreu sobre a importância do projeto na capacitação e valorização do exercício profissional. Foi enfatizada, em particular, a concomitância do projeto “Da Ponte pra Cá” com o Plano Municipal de Saneamento Rural, em elaboração em Itatiba-SP, município onde o módulo prático do curso será desenvolvido.

Representando o coletivo ATHIS na Baixada, a docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, Daniela Colin e a ex-aluna Isabella Bocaletto, que atualmente desempenha a função de Arquiteta e Urbanista na Fundação Clara de Assis (FUNCLAR), conveniada com a USF, promoveram uma exposição sobre o significado do saneamento rural nos esforços de universalização do saneamento básico no Brasil.

A apresentação detalhou como o projeto se apropria desse objeto para capacitar, fortalecer o campo de atuação profissional, promover mobilização comunitária e conscientizar a população sobre as bacias hidrográficas em áreas rurais, tão pouco percebidas pelo planejamento territorial. “Quando falamos sobre saneamento, estamos falando sobre desigualdade, em suas mais diversas escalas”, relataram.

No mesmo dia, ocorreu um encontro entre os representantes do projeto e os coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Paulo Borzani; Engenharia Civil, Marcelo Silva e Renata Moretto; e Engenharia Agronômica, Livia Moura de Souza.

O coletivo ATHIS na Baixada, este ano foi contemplado com o fomento do CAU/SP em dois projetos na região. Paralelamente ao “Da Ponte pra Cá“, o grupo atua em Jarinu, junto à Companhia Canto e Riso, com o “Inventário Colaborativo do Patrimônio Histórico do Município de Jarinu”. O projeto tem como meta sistematizar o patrimônio cultural do município, visando a preservação do acervo histórico e do patrimônio cultural. O responsável técnico pelo projeto, Ricardo Monte, é Arquiteto e Urbanista e ex-aluno da Universidade São Francisco.

As ideias iniciais que levaram o grupo ao projeto do Inventário, surgiram durante as aulas da Profa. Daniela Colin, que convidou seus alunos a submeterem seus projetos aos editais do CAU. Assim, a aluna Gabriela Teodoro Corrêa, do câmpus Itatiba, deu início à proposta de projeto,  posteriormente contemplada com o fomento do CAU/SP. Atualmente,  Gabriela faz parte do corpo técnico do projeto como estagiária e atua na aplicação prática das ações de valorização do patrimônio do município de Jarinu.

Dentre as ações do projeto “Inventário Colaborativo do Patrimônio Histórico do Município de Jarinu”, acontecerá um seminário híbrido, planejado para apresentar o andamento desse projeto, permitindo discussões amplas sobre os temas abordados. Após esta ação, a equipe realizará levantamentos de campo para embasar o conhecimento teórico, incluindo dinâmicas de sensibilização e escuta com a população local.

A etapa final é compilar e sistematizar os dados coletados, apresentando o inventário publicamente, por meio de um seminário aberto ao público, com alcance nacional. Esses esforços têm como propósito, não apenas preservar a identidade cultural local, mas também envolver e empoderar a comunidade na proteção de seu patrimônio histórico.

Esses projetos exemplificam a importância do engajamento comunitário e da colaboração entre Universidade, população e o poder público para a preservação da memória e desenvolvimento sustentável.

Mais informações sobre os projetos, podem ser encontradas no site e redes sociais do coletivo ATHIS na Baixada e de seus parceiros:

Saneamento Rural: @athis.na.baixada e @aeaitatiba

Inventário de Jarinu: @inventariojarinu e @grupostellabianca