USF recebe Movimento “Jovem, vem para o PCJ!” no Câmpus Bragança Paulista

12/03/2024
USF recebe Movimento “Jovem, vem para o PCJ!” no Câmpus Bragança Paulista

Com o objetivo de incentivar e integrar os jovens na gestão dos recursos hídricos, o Câmpus Bragança Paulista, da Universidade São Francisco (USF) promove no dia 13 de março, das 8h30 às 13h, no Salão Nobre.

O evento é idealizado e promovido pela Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês PCJ, com o apoio da Agência das Bacias PCJ. O público-alvo é formado por jovens interessados na temática de recursos hídricos e sustentabilidade.  Para participar, é necessário realizar a inscrição gratuita. Clique aqui.

Nesta edição, o “Jovem, vem para o PCJ!” vai abordar quatro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU (Organização das Nações Unidas) e relação deles com a temática de recursos hídricos e a realidade das Bacias PCJ. São eles, o ODS 6: Água e Saneamento; o ODS 13: Água e sua relação com a crise climática; o ODS 14: Comunidade de Água Doce e Salgada; e o ODS 15: Ar puro, água e alimentos.

A iniciativa tem como objetivo inspirar para que novos integrantes dos Comitês PCJ se interessem pela problemática da água, buscando uma abordagem integrativa dos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Por este motivo, os ODSs serão transversais a todos os temas que serão abordados.

Em 2021, na primeira edição do evento, realizada durante a pandemia, foram cinco encontros virtuais ao longo de setembro e um seminário on-line em outubro. Na edição de 2024, serão promovidas quatro oficinas para debater os quatro ODSs escolhidos. Neste ano, quatro instituições foram convidadas: “Profissionais do Saneamento”; “Águas Resilientes”; “It’s Now” e o CBH-Baía da Ilha Grande. Os representantes estarão presentes nas coordenações das oficinas, que contará também com jovens colaboradores da Agência das Bacias PCJ, Consórcio PCJ e da DAE Jundiaí. “Convidamos jovens representantes de quatro diferentes instituições, abrangendo usuários da água, comitês de bacias e sociedade civil organizada, na perspectiva de trazer inspiração sobre o engajamento jovem em prol do bem comum e da sustentabilidade”, resumiu Ana Lúcia.

Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com a CT-EA dos Comitês PCJ pelo e-mail: ctea@comites.baciaspcj.org.br.

2º Encontro do Movimento “Jovem, vem para o PCJ!”

DATA: 13 de março de 2024 (Quarta-feira)

HORÁRIO: Das 8h30 às 13h00

LOCAL: Auditório do Campus da Universidade São Francisco (USF)

ENDEREÇO:  Avenida São Francisco de Assis, nº 218 – Cidade Universitária, em Bragança Paulista (SP).

INSCRIÇÕES GRATUITAS: https://bit.ly/Inscricao_JovemPCJ2024

ORGANIZAÇÃO: Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) e Secretaria Executiva dos Comitês PCJ

APOIO: Agência das Bacias PCJ

INFORMAÇÕES E DÚVIDAS: ctea@comites.baciaspcj.org.br / https://bit.ly/JovemPCJ