Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da USF recebe alunas de intercâmbio da Suécia

08/05/2024

No dia 18 de abril, a Universidade São Francisco (USF), recebeu as alunas Ida Bergh, Isa Brandt, Agnes Nogueras e Marta Widestrand, do curso de Medicina da Universidade de Lund, na Suécia.

As estudantes participam de um intercâmbio e ficarão quatro semanas nos laboratórios de Microbiologia Molecular e Clínica e Produtos Naturais do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, sob orientação dos professores Michelle Darrieux, Thiago Rojas Converso, Juliana Mozer Sciani e Raquel Girardello.

Nesse período, as alunas estão desenvolvendo projetos voltados ao estudo da ação de peptídeos antimicrobianos sobre bactérias patogênicas e do potencial antimicrobiano de moléculas isoladas de animais marinhos, contra bactérias multirresistentes.

O intercâmbio é financiado pela agência sueca Lakarsallskapet i Lund e a faculdade de medicina da Universidade de Lund, enquanto a pesquisa conta com apoio da Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e CNPq, que financia os projetos dos pesquisadores. A vinda das alunas é resultado de uma colaboração apoiada pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), com o Dr. Anders Hakansson, docente e pesquisador da Universidade de Lund, que visitou a USF no segundo semestre do ano passado, tendo atuado nas atividades de pesquisa do Programa de Pós Graduação e ministrado cursos e palestras sobre suas pesquisas em microbiologia.