HUSF recebe investimentos do Governo do Estado

24/05/2013
HUSF recebe investimentos do Governo do Estado
Pronunciamento do Governador Geraldo Alckmin
O Hospital Universitário São Francisco (HUSF), em Bragança Paulista, recebeu nesta terça-feira, dia 21 de maio, 20 leitos para dependentes químicos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Na ocasião, também foram inauguradas a nova recepção do hospital e a Central de Material.

Além do governador Geraldo Alckmin, prefeitos e políticos da região, também participaram da cerimônia: o reitor da Universidade São Francisco (USF), Prof. Hector Edmundo Huanay Escobar; a diretora do Campus Bragança Paulista, Profa. Maria Betânia de Oliveira Garcia; o assessor administrativo do Campus, Rodrigo Ribeiro Paiva; o bispo diocesano, Dom Sérgio Aparecido Colombo; o presidente e fundador da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, Frei Francisco Belotti; e o definidor da Província Franciscana da Imaculada Conceição, Frei Mário Luiz Tagliari, que representou o Ministro Provincial e Chanceler da Universidade São Francisco, Frei Fidêncio Vanboemel

O governo do Estado aumentou o custeio do hospital de 8 milhões para 18 milhões ao ano. Na ocasião, o governador ressaltou a importância do investimento continuo em Saúde. "Saúde é custeio. Não é como construir um prédio. Quando termina a obra de um prédio, acabam-se os gastos. No Hospital, é diferente. E a medicina ficou mais cara. A população envelheceu, é muito bom as pessoas viverem mais e com qualidade de vida, mas é preciso ter investimento", disse o Alckmin, que também elogiou e destacou a importância da USF para a região.

Segundo o reitor da USF, os investimentos no hospital também beneficiam os estudantes da área da saúde da universidade. "A oportunidade de realizar atividades práticas e fazer residência em um hospital moderno e bem estruturado contribui muito para a formação profissional dos estudantes", afirmou.

Após a entrega dos leitos, o governador visitou as obras do Centro Cirúrgico, que também recebe investimentos do governo.

Novos leitos

Inicialmente foram disponibilizados 10 leitos; os outros 10 serão entregues no final de junho deste ano. As 20 vagas destinam-se a adultos e serão custeadas integralmente pelo Estado. Os pacientes serão atendidos em grupos semanais por equipes multiprofissionais, compostas por assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiras e psiquiatras. Também serão realizados grupos operativos, psicoeducacional e de atendimento familiar.

Nova administração

O HUSF deixou de ser administrado pela USF no ano passado e passou a ser gerido pela Associação Lar São Francisco, tendo Frei Francisco como diretor superintendente e Frei Bento Aguiar, como diretor administrativo.