Projeto Cuidar Faz Bem da USF participou do XV Abraço Educativo Social da Região dos Amarais

23/10/2013
No domingo, 20 de outubro, o Projeto Cuidar Faz Bem da Universidade São Francisco (USF) participou do XV Abraço Educativo Social da região dos Amarais na cidade de Campinas.

O Projeto Cuidar Faz Bem busca conscientizar a população em relação aos aspectos da saúde, ambiente e da cidadania à luz da missão e da visão da Universidade. O programa envolve dois cursos de graduação (Farmácia e Engenharia Ambiental e Sanitária) e dois cursos de pós-graduação lato sensu (Farmacologia Clínica e Psicopedagogia) do Campus Campinas da USF.

O Abraço Educativo e Social da Região dos Amarais visa como tema central, mobilizador da comunidade, com o propósito de divulgar questões relevantes para o bem-estar. Os temas-âncoras já abordados até o momento foram: “Criatividade”, “Limites e Afetividade”, “Participação”, “Abrace Nosso Bairro”, “Cidadania uma Ação Permanente”, “Seu bairro, sua casa, sua família e você… cuide!” e “Conservação do Meio Ambiente e Preservação da Vida”.

A participação do Projeto Cuidar Faz bem durante o evento foi colaborativa, os alunos aplicaram exames preventivos de saúde nos participantes e orientaram sobre a importância de realizar exames com mais frequência para prevenir doenças futuras e controlar problemas de saúde já existentes, como colesterol e diabetes, os quais podem ser controlados pelas alimentação e com a prática de exercícios físicos.

Abraço Educativo e Social
A iniciativa foi lançada em 1999, com ativa participação da União Cristã Feminina e Escola Estadual 31 de Março, consolidou-se como uma das principais ações comunitárias em Campinas, tendo sido o alimento de uma das mais consistentes redes de integração e ação social na cidade. A região dos Amarais, que envolve os Jardins Santa Mônica, São Marcos, Campineiro e outros bairros próximos, sempre conviveu com o estigma, mas hoje é referência em mobilização e protagonismo da comunidade.