USF e SEFRAS promovem primeira sessão de Cine Debate sobre Tráfico Humano

08/05/2014
USF e SEFRAS promovem primeira sessão de Cine Debate sobre Tráfico Humano
Em continuidade a iniciativa da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil em parceria com a Universidade São Francisco (USF) e o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), foi promovido nos dias 25 e 26 de abril, um Cine Debate sobre o Tráfico Humano, tema da Campanha da Fraternidade deste ano.

O primeiro debate (25) aconteceu no Centro Franciscano de Proteção e Atendimento a População de Rua, conhecido como Chá do Padre, com a população desprovida de moradia, no Centro de São Paulo. No sábado (26), o evento foi realizado no Campus São Paulo, localizado na Freguesia do Ó e contou com a presença de alunos e professores da USF.

Nos dois dias, foi apresentado o longa-metragem “Anjos do Sol”, filme brasileiro dirigido por Rudi Lagemann, que conta a história de uma jovem que é vendida por sua família por não ter condições de sustentá-la. O destino da garota é a prostituição. A personagem ilustra a realidade do tráfico de jovens e adultos para fins de prostituição.

Os debates contaram com a mediação da socióloga e coordenadora da Pastoral da Mulher Marginalizada, Sueli Silva; e da advogada e professora do curso de Direito da USF, Eunice Prudente. Além da participação da coordenadora do curso de Direito do Campus São Paulo, Profª. Vanessa Moretti; e da docente do curso de Serviço Social e supervisora técnica do Sefras, Profª Rosângela Pezoti.

Para Sueli, a Igreja está contribuindo muito para abordagem do tema. “Colocar essa temática a nível nacional e mundial, faz com que as pessoas reflitam, tomem ciência e se conscientizem desse crime, além de ajudar a pressionar o governo por providências”, afirmou.

“Infelizmente, o tráfico humano não é somente um problema que assola o Brasil, mas um fenômeno mundial que tem sido vivenciado por milhões de pessoas de diferentes lugares do mundo. Atualmente é considerada a terceira maior fonte de renda gerada pelo tráfico, perdendo somente para o tráfico de armas e drogas”, explicou a Profª. Vanessa, coordenadora do curso de Direito do Campus São Paulo.

Durante o debate, a Profª Eunice Prudente observou ainda que um dos principais problemas do Tráfico Humano está na política do país. “Precisamos de melhores políticas públicas, urgentemente, principalmente, em educação e segurança pública”.

Para as alunas do 1º semestre do curso de Direito do Campus São Paulo, Mayara Caldas e Luana Diniz Rodrigues, discutir abertamente junto com a população um tema desse porte é ampliar a conscientização e refletir possíveis formas de eliminar esse problema que viola os Direitos Humanos.

Confira aqui em forma de vídeo como foi o Cine Debate.

Próximas sessões

O próximo filme a ser exibido será “Tráfico de órgãos”, em duas sessões, nos dias 30 e 31 de maio. No dia 30, será no Centro Franciscano de Proteção e Atendimento a População de Rua - Chá do Padre (R. Riachuello, 268, Centro – Atrás do Largo São Francisco) às 14 horas. No dia 31, a exibição acontecerá no Campus São Paulo da USF (R. Antonieta Leitão, 129 - Freguesia do Ó), a partir das 10 horas.

"Ficamos surpresos com o nível dos debates realizados. As discussões foram muito interessantes e demonstram o alto grau de solidariedade que a sociedade tem com pessoas que sofrem com problemas como o tráfico humano e a escravidão. Esperamos que os debates contribuam para a ampliação permanente da conscientização, mas também para a proposição de ações", ressaltou a diretora do Campus São Paulo, Profª Simone Cristina Spiandorello.

Para mais informações sobre a programação e parceria, clique aqui.