handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

USF realiza Jornada Farmacêutica no Campus Campinas

03/06/2015
Compartilhe:
USF realiza Jornada Farmacêutica no Campus Campinas
 A Universidade São Francisco (USF) realizou de 25 a 29 de maio a Jornada Universitária Farmacêutica (IX JUFARCAMP), no Campus Campinas (Unidade Swift). A temática deste ano foi a “Atuação do profissional farmacêutico: do desenvolvimento de fármacos à dispensação de medicamentos”. Durante toda a semana os estudantes do Curso puderam participar de palestras, minicursos, da I Mostra de Trabalho Integrado: Adote uma molécula e também da II Plenária Simulada.

A abertura oficial do evento contou com a presença do Reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, do Diretor do Campus Campinas (Unidade Swift), professor Robisom Damasceno Calado, da Diretora do Campus Campinas (Unidade Cambuí) e Coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT), professora Luciana Rita Stracialano Parada, a Coordenadora do Curso de Farmácia (Unidade Swift), professora Michelle Polli e o Coordenador do Curso de Farmácia (Campus Bragança Paulista), professor Carlos Pulz. O Reitor destacou o fato dos eventos do Curso de Farmácia, do Campus de Campinas, sempre apresentarem uma programação de qualidade e o envolvimento dos alunos na organização das atividades. “Sem a presença dos alunos, o evento não teria nenhum objetivo ou sentido. Os eventos do Curso de Farmácia tem se consolidado a cada ano. A união e a cooperação de todos é um recurso estratégico que em hipótese alguma deve ser desperdiçado. A participação de alunos, direção e coordenação produz resultados fenomenais”, afirmou o Reitor.

A coordenadora do Curso de Farmácia, professora Michelle Polli, ressaltou o fato da preocupação constante em montar uma programação que contenha atividades que acrescentem na vida profissional do estudante de farmácia. “Participo desde a 1º edição da Jufarcamp e a cada edição o Curso mostra sua vitalidade para organizar uma semana rica em palestras”, explicou a coordenadora.

A Coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT), professora Luciana Rita Stracialano Parada, explicou que a trajetória do Curso de Farmácia sempre esteve ligada as atividades do Curso de Extensão. “Cuidar e acolher é uma característica dos alunos do Curso de Farmácia, sempre a procura de soluções que ajudem o corpo e a alma. Atuam no desenvolvimento de atividades de orientação e apoio a sociedade”, ressaltou a coordenadora.

Na abertura oficial do evento foi realizada uma homenagem à aluna Dalma Alves Teixeira, falecida em janeiro deste ano. Os alunos do Curso leram uma mensagem para relembrar a trajetória da estudante no Curso de Farmácia.

Os alunos também foram apresentados ao trabalho desenvolvido pelo projeto Ação On-line e Brasil África, instituições escolhidas para receber os materiais arrecadados durante a gincana que foi realizada ao longo da semana.

Palestras
Entre os destaques da programação, houve a palestra com a proprietária da marca de cosméticos FO+, Aline Beraldo, que desenvolveu o gel pós-barba desenvolvido para auxiliar os militares no combate à irritação da pele causada pelo barbear excessivo. A profissional comentou que a vontade de empreender sempre fez parte de sua vida e após ver uma necessidade específica de um nicho de mercado decidiu investir na área de cosméticos. O produto já é vendido em lojas online e em pontos de vendas exclusivo para profissionais do exército. Para a empreendedora, a motivação em lançar um produto de qualidade é fundamental. “A motivação é fundamental e coragem para empreender também. No início fiz muitos testes até chegar a um produto de qualidade superior aos concorrentes”, contou Aline que também lançou, recentemente, uma base líquida usada para camuflagem dos soldados.

Os alunos puderam conhecer mais sobre a atuação do profissional na área de Farmácia Hospitalar, com a palestra do profissional Bruno Freitas, que atua no Hospital Mario Gatti e Hospital Vera Cruz. O farmacêutico destacou uma pesquisa realizada no estado de São Paulo que aponta apenas 4,8% dos profissionais atuando na área de farmácia hospitalar. “Ainda existe um longo caminho a ser conquistado nessa área. O profissional precisa atuar como administrador, sabendo gerenciar equipes, produtos, além de ser um clínico assistencial”, afirmou Bruno.

A palestra “A atuação profissional do farmacêutico na cosmetologia”, foi ministrada pelo diretor de pós-graduações da SBE Educacional e do Departamento de Formulações da SBE Educacional, Lucas Portillo, que abordou o crescimento do mercado de cosméticos no Brasil e as oportunidades profissionais nesta área.

Outro destaque da programação foi a palestra com a gestora de equipe do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (GRENDACC – Jundiaí) e diretora de comunicação da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO), Annemeri Livinalli, que abordou o tema “A atuação do profissional farmacêutico na Oncologia”. A profissional destacou o avanço nos diagnósticos de casos de câncer e também fatores que tem aumentados os casos, como maus hábitos, poluição, stress, entre outros. Explicou as etapas de evolução da doença e o papel do farmacêutico em orientar os pacientes. “Cabe ao farmacêutico a parte educativa na oncologia, para alertar o paciente sobre a doença e riscos de se tentar um tratamento alternativos, sem orientação médica adequada”, ressaltou Annemeri.

Plenária Simulada
Foi promovida a 2º Plenária Simulada, em que os estudantes puderam discutir todas as etapas envolvidas a instauração do processo ético. Essa atividade foi orientada pelo Professor Rodinei Vieira Veloso e realizada em parceria com o conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). A partir de representações, os alunos pesquisam, avaliam, informam e emitem juízo de valor sobre os processos éticos da categoria. Antes da realização da atividade prática os alunos tiveram uma palestra com a representante da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), Amouni Mohmoud Mourad. Neste dia estiveram presentem também a Vice-presidente do CRF-SP Dra. Raquel Rizzi e o diretor da seccional do CRF-Campinas o Dr. Leonel Leite.

Gincana
Para encerrar as atividades, no último dia da JUFARCAMP, os alunos da manhã e da noite participaram de uma gincana. Divididos em equipes participaram de um quis de perguntas e respostas, além da realização de brincadeiras.