USF inaugura Núcleo de Prática Jurídica no Campus Itatiba

11/12/2015
USF inaugura Núcleo de Prática Jurídica no Campus Itatiba
 A Universidade São Francisco (USF) inaugurou no dia 9 de dezembro, no Campus Itatiba, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que funcionará com o apoio de estudantes do 9º e do 10º semestre do Curso de Direito.

A inauguração do NPJ contou com a presença de representantes da reitoria da USF e autoridades de Itatiba. Estiveram presentes o reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, o Juiz de Direito da 2º Vara Cível da Comarca de Itatiba e responsável pelo Cejusc, Dr. Orlando Haddad Neto, Secretário Municipal de Negócios Jurídicos, dr Marco Aurélio Germano de Lemos, chefe da Seção do Judiciário, Maria Paula Gomes, Pró-Reitor de Administração e Planejamento da USF, Adriel de Moura Cabral, Coordenador da Pastoral Universitária e do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT), Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, Diretora dos Campi Campinas - Unidade Cambuí e São Paulo, professora Simone Cristina Spiandorello, Diretor do Campus Itatiba, professor Carlos Eduardo Pizzolatto, o docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Frei Nilo Agostini, a coordenadora do Curso de Direito do Campus Itatiba, professora Vanessa Cristina Moretti, o diretor do PROCON Itatiba, Luiz Henrique Milanez de Mello, A coordenadora do Curso de Direito da USF (Campus Campinas), professora Adelaide Albergaria, o coordenador do Curso de Direito Campus Bragança Paulista, professor Volney Zamenhof de Oliveira Silva e o professor de direito da USF e Juiz da Cidade Judiciária, doutor Luiz Antônio Alves Torrano, além da presença de coordenadores de Cursos de graduação, professores e alunos.

No novo espaço será oferecido orientação jurídica à comunidade, como mediações e conciliações para resolução de conflitos por métodos alternativos ao litígio. O NPJ contribui de maneira efetiva na construção da cidadania, assumindo, por meio de seus alunos e colaboradores, seu papel de agente transformador da sociedade. “Antes de tudo, o Núcleo de Prática Jurídica é uma exigência do Ministério da Educação para os cursos de bacharelado em Direito, devendo contar com um regulamento específico, destinado à realização de práticas jurídicas simuladas, visitas orientadas, assim como o desenvolvimento de atividades de arbitragem, negociação, conciliação e mediação, atividades jurídicas reais entre outros, tudo com a perspectiva de pleno atendimento às demandas do curso. O grande diferencial do Curso de Direito do Campus Itatiba será que, no mesmo espaço do NPJ, funcionará o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC da cidade, hoje abrigado no Fórum de Itatiba. Isto proporcionará aos estudantes oportunidades de acompanhar atividades reais de arbitragem, negociação, conciliação e mediação. A população também será beneficiada, pois contará com um espaço maior, especialmente reformado para abrigar todas as atividades do CEJUSC, além da prestação de serviço de orientação jurídica à população carente realizada pelo NPJ”, afimou o diretor do Campus Itatiba, professor Carlos Pizzolatto.

A partir de fevereiro de 2016, o Núcleo também contará com o auxílio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC), que atende demandas de diversas áreas do direito, buscando a resolução de conflitos por meio de mediações. “Toda a população da cidade e região poderá ser atendida. O público-alvo são pessoas que apresentem dúvidas jurídicas e que poderão ser atendidas pelo NPJ e encaminhadas aos mais diversos órgãos públicos e aquelas que tenham conflitos que possam ser resolvidos pelo CEJUSC”, explicou a coordenadora do Curso de Direito, professora Vanessa Moretti.