Alunos do Curso de Fisioterapia participam da ação preventiva em Bragança Paulista

16/12/2015
 No dia 4 de dezembro, os estagiários da área de Fisioterapia Desportiva, da Universidade São Francisco (USF) do Campus de Bragança Paulista, realizaram pela segunda vez, neste semestre, uma ação preventiva teórica e prática com tema “Fatores de risco para lesões em membros inferiores em praticantes de corrida”. A palestra aconteceu no Campo Municipal de Bragança Paulista, e foi ministrada aos atletas da Associação Bragantina de Atletismo e aos munícipes que costumam praticar atividade física no local. A atividade contou com a supervisão do Professor Guilherme Panuncio, responsável pela disciplina e estágio de Fisioterapia Desportiva da USF.

A área de fisioterapia desportiva é o ramo direcionado às necessidades específicas de atletas amadores ou profissionais, já que estes profissionais são expostos à condições de sobrecargas muscular e óssea com mais frequência que os indivíduos que não praticam esportes, o que aumenta a necessidade de cuidados mais vigorosos em relação às lesões por eles sofridas. É a área intimamente ligada à medicina esportiva, tendo como principal objetivo melhorar as condições físicas dos atletas para que eles possam retomar o mais rápido possível as suas atividades, tanto as rotineiras quanto as relacionadas aos exercícios físicos que praticavam antes.