Alunos de Biomedicina e Fisioterapia participam da 8ª edição do Programa Saúde na Estrada

16/12/2015
 Nos dias 08 e 09 de dezembro, os alunos dos Cursos de Fisioterapia e Biomedicina do Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF), acompanhados pelo Prof. Rafael de Oliveira Martins, coordenador do curso de Biomedicina e pela Profa. Manuela Casanova, participaram da 8ª Edição do Programa Saúde na Estrada, iniciado em 2008 pela Ipiranga Produtos de Petróleo, maior empresa privada de distribuição de derivados de petróleo no Brasil, em parceria com a Estrada Serviços, empresa especializada no setor de transporte.

Por meio de uma estrutura montada nos postos Ipiranga Rodo Rede, localizados ao longo das principais rodovias e corredores de transportes do país, o Programa Saúde na Estrada tem como objetivo levar saúde, informação e prevenção àquele que passa grande parte da vida atrás de um volante e não tem tempo para se cuidar: O Caminhoneiro.

Em sua oitava edição, a ação aconteceu na Rodovia Fernão Dias, quando foram atendidos cerca de 411 motoristas por dia e entre as diversas atividades prestadas destacaram-se prevenção de DST/AIDS e hepatites; informações sobre dengue, tabagismo e saúde do homem; verificação de pressão arterial e glicemia; teste de visão e relaxamento com Quick Massage, sob supervisão dos professores presentes.

A Central de Relacionamento da USF também prestigiou o evento, com o intuito de ampliar a comunicação com o público externo e promover os valores e serviços franciscanos da Instituição, promovendo a divulgação dos cursos da USF e fornecendo informações acerca do Vestibular 2016.O Saúde na Estrada conta com uma estrutura totalmente projetada para o atendimento do motorista na estrada, com as instalações confortáveis e apropriadas para a realização de procedimentos de saúde, que compreendem diversos exames como pressão arterial, teste de glicose, vacinas e outros. No ano de 2015, os estudantes também realizaram ações de conscientização nos meses “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, em Bragança Paulista.

Em 7 anos, o projeto atendeu 236.298 motoristas, sendo realizados mais de 2,3 milhões de procedimentos de saúde, como verificação de pressão arterial e de glicemia, atendimento médico, saúde bucal, aplicação de vacinas, testes oftalmológicos, determinação de índices de massa corporal e informações sobre dengue, DST/AIDS, tabagismo, saúde do homem, tuberculose, hanseníase e hepatites B e C. Receberam a Campanha “Saúde na Estrada” 168 municípios de 20 estados do Brasil, tendo como missão proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos motoristas, levando a eles a oportunidade de cuidar de sua saúde através de procedimentos básicos.