USF recebe visita do diretor de programas internacionais do Siena College

25/02/2016
USF recebe visita do diretor de programas internacionais do Siena College
A Universidade São Francisco (USF) recebeu nesta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, o frade franciscano Brian Belanger, diretor dos programas internacionais do Siena College (EUA), instituição parceira da universidade. A visita teve como objetivo promover as novas possibilidades de intercâmbio entre as duas universidades.

Durante a visita, Belanger participou de um ciclo de reuniões no Campus Bragança Paulista em que estiveram presentes: o reitor da USF, Prof. Joel Alves de Sousa Júnior; a diretora do Campus Bragança Paulista, Profa. Márcia Aparecida Antônio; a Diretora do Campus Campinas – Unidade Cambuí e coordenadora do Núcleo de Educação a Distância, Profa. Simone Cristina Spiandorello; o Diretor do Campus Itatiba, Prof. Carlos Eduardo Pizzolatto; a coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais (NRI) e assessora do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT), Profa. Cristiane Ferraz e Silva Suarez; o coordenador do Curso de Administração do Campus Campinas, Prof. Ricardo Dourado da Silva; e a coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, a Profa. Aparecida Elisabete Pontes.

“Receber a visita de diretor dos programas internacionais do Siena College na USF é fundamental para estreitar a parceria entre as instituições e estabelecer novas metas e possibilidades de desenvolvimento aos alunos”, observou a coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais (NRI), Profa. Cristiane Ferraz e Silva Suarez.

Finalizando as atividades do dia, Belanger ministrou uma palestra sobre as possibilidades de intercâmbio aos alunos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis do Campus Bragança Paulista. Na ocasião, o Frade ressaltou a importância dos jovens compartilharem valores, além do conhecimento técnico e cientifico. “Para nós franciscanos, os principais valores estão relacionados ao cuidado dos que vivem marginalizados e em pensar como podemos melhorar a situação deles. E isso é possível ao formar lideres que tomem decisões pensando no bem coletivo e não somente no ganho pessoal. Não é ruim querer melhorar de vida, mas é preciso pensar também no sentido comum da humanidade. Em primeiro lugar pelos pobres e marginalizados; em segundo, buscando a paz e aprendendo métodos de criar um mundo de paz; e em terceiro, cuidando do meio ambiente”, ressaltou o Frade.

Siena College: novas possibilidades de intercâmbio

Desde 2012, a USF e o Siena College possuem um acordo de parceria que prevê atividades educacionais conjuntas.

O foco principal dessa parceria tem sido o programa de Dupla Diplomação para os alunos do Curso de Administração, mas a partir deste ano também será oferecida a possibilidade de mobilidade acadêmica de um ou dois semestres tanto para os alunos do Curso de Administração como do Curso de Ciências Contábeis. Outra novidade são os cursos de inglês com duração de duas semanas e meia nas férias de julho; com descontos especiais para a comunidade acadêmica da USF.

“O intercâmbio para os alunos de Administração representa uma ótima oportunidade para agregar um diferencial ao currículo, mas, principalmente, uma oportunidade de iniciar uma carreira internacional”, observou o coordenador do curso de Administração do Campus Campinas, Prof. Ricardo Dourado da Silva.

De acordo com a coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, a Profa. Aparecida Elisabete Pontes, o intercâmbio também agregará um diferencial importante ao currículo dos futuros profissionais de contábeis formados pela USF. “O curso é extremamente focado em normas internacionais, sendo assim, acredito que será uma experiência enriquecedora aos alunos, pois terão a oportunidade de participar de um processo contábil no lugar de onde se originam as normas que estão estudando”, ressaltou Aparecida.

Histórico de Notícias