Alunos da USF participam de mutirão da saúde para combater mosquito Aedes Aegypti

15/03/2016
 No dia 12 de março,  alunos dos Cursos de Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina do Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF) participaram de um mutirão da saúde para combater focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

A ação foi promovida pela Vigilância Epidemiológica de Bragança Paulista (DIVE) e ocorreu nos seguintes bairros: Parque dos Estados, Planejada I, II, III, Bairro Julieta Cristina (área adjacente à sede). Os alunos foram divididos em células e participaram junto com os Agentes Comunitários de Saúde.

Durante o mutirão, os alunos realizaram visitas nas casas, distribuição de material educativo, orientações à população e intervenções se necessário. Além disso, próximo a Igreja (Avenida Deputado Virgílio de Carvalho Pinto - Parque dos Estados) estará foi alocada a equipe de ação educativa, que também fez orientações, distribuição de material educativo, através de estratégias como "Casinha da dengue", "Quiz da dengue", amostra de larvas, "Mosquitão da dengue", entre outros.

Para a coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Debora Magrini Baratella Assis, a proliferação do mosquito Aedes Aegypti tem sido tema constante em todas as disciplinas da área da saúde da USF, especialmente nas disciplinas de Saúde Pública. “Para estimular o pensamento crítico nos alunos sobre os determinantes sociais de saúde, das condições de vida em periferias, bem como dos comportamentos individuais observados, uma ação efetiva se faz necessária e propusemos aos alunos se haveria interesse em participar de uma ação junto ao município de Bragança Paulista, oportunizando dessa maneira, que o aluno conheça mais de perto as ações envolvidas, bem como a população. O empoderamento de tais informações como forma de multiplicar as ações de vigilância para outros municípios e realidades onde estão inseridos os alunos é de fundamental importância”, explicou a professora.

Até o início do mês de março, o município de Bragança Paulista tinha notificado 16 casos autóctones de Dengue (adquiridos no município) e 11 casos importados, nenhum de Zika e nenhum Chikungunya.
O combate ao mosquito Aedes aegypti é a melhor forma de controle da dengue, zika e chikungunya. Os estudos evidenciaram que 80% da população contaminou-se em suas residências no ano passado. Nas primeiras cinco semanas de 2016 os casos de dengue atingiram a marca de 170 mil casos até 6 de fevereiro. Em comparação com o mesmo período de 2015 -- ano que foi recorde de incidência ao se encerrar -- o número representa um aumento de 46%.