Alunos do Curso de Medicina criam a Liga de Medicina de Família e Comunidade (LMFC)

18/03/2016
 O Centro Acadêmico Rolando Tenuto (CART), órgão representativo dos estudantes do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF), conta uma nova liga, a Liga de Medicina de Família e Comunidade (LMFC) Prof. Vitor Piquera, que foi criada no final de 2015, com propósito de trazer ao acadêmico uma visão mais humanística da medicina, com a abordagem voltada para pessoa e não para a doença, tendo a compreensão do cenário da atuação médica no país através da atenção primária à saúde, fundamental para a preservação do bem estar biopsicossocial, dentro do olhar singular, coletivo, comunitário e familiar.

Nos dias 23 e 24 de fevereiro ocorreu, no Salão Nobre do Campus Bragança Paulista, o I Curso Introdutório da LMFC, contando com palestrantes atuantes dentro da atenção primária, com docentes da USF, Medicina Sem Fronteiras, Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade e a Secretaria de Saúde de Bragança Paulista.

Durante o I Curso Introdutório foram apresentadas propostas de ação para o ano de 2016, como a inserção do aluno em cenário prático, dentro da unidade de saúde, pela estratégia de saúde da família, como atividade extracurricular. “O evento contou com mais de 100 participantes e com certeza com experiências e êxitos nos diversos campos da atuação médica generalista. Agradecemos a USF pela oportunidade e pelo auxílio fundamentais para a existência da Liga de Medicina de Família e Comunidade", comenta Prof. Vitor Piquera.

As ligas acadêmicas correspondem a atividades extracurriculares, constituídas por um grupo de alunos sob orientação docente, que se organizam para aprofundamento didático em determinado tema, com a realização de atividades teóricas, cursos e simpósios, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa e participação em atividades junto a serviços médicos ou à comunidade. Dentre as motivações para criação de ligas destacam-se a busca de aquisição de maior experiência clínica, complementação de conteúdos curriculares e integração com estudantes e do curso e de outras instituições e profissionais externos.