Alunos do Direito promovem mutirão para esclarecer dúvidas sobre o eSocial do trabalhador doméstico

21/03/2016
 Os alunos do Curso de Direito do Campus Campinas (Unidade Cambuí) da Universidade São Francisco (USF) promoveram no dia 19 de março o Mutirão eSocial. O atendimento foi realizado por estudantes do 9º semestre, que esclareceram dúvidas sobre as novas normas trabalhistas estabelecidas pelo eSocial, projeto do Governo Federal para unificação do envio de informações sobre empregados domésticos.

Para a professora Roberta Cardoso, uma das responsáveis pela atividade, a proposta do mutirão foi promover aos alunos a vivência efetiva do atendimento, orientação e proporcionar direitos a todos os cidadãos de esclarecer dúvidas. “Entende-se que além do conteúdo teórico que preparará o aluno para o exercício da atividade profissional se faz o envolvimento, a compreensão dos diversos aspectos que envolvem o conteúdo prático do Curso. Neste sentido entendeu-se que a organização, participação e atuação em mutirão desta natureza atenderia as necessidades dos aspectos teóricos e práticos”, afirmou a professora.

A docente ainda destaca que é a oportunidade do empregador e empregado esclarecer dúvidas e as principais dificuldades na hora de efetuar o cadastro. “A obrigatoriedade do eSocial está prevista na Lei Complementar 150/2015. No entanto, há dificuldades no manuseio deste instrumento. Por outro lado, a classe de empregadas domésticas tem passado por grande alteração legislativa acerca de seus direitos, o que tem gerado muitas dúvidas para ambos, empregador e empregado sobre como cumprir a legislação adequadamente”, ressaltou a professora Roberta.