Docentes da USF visitam Universidade na Bélgica

13/12/2016
Docentes da USF visitam Universidade na Bélgica
 Professores do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF) visitaram, no mês de novembro, a Universidade de Ghent, na Bélgica. Durante 10 dias eles puderam conhecer um dos principais cursos de Medicina do mundo e elaborar estratégias de intercâmbio para alunos e docentes das duas universidades. A Faculdade de Medicina de Ghent é referência em saúde coletiva e visa promover a abordagem interdisciplinar entre os cursos da área da saúde. A Instituição investe constantemente em pesquisas científicas que contribuem para a solução de problemas clínicos e sociais na área da saúde. Participaram da visita o coordenador do Curso de Medicina, professor Luiz Fernando Paulin, professor Edson Masera Terra e professora Liz Ponnet.

Os docentes foram recebidos pelo diretor do Curso de Medicina e Ciência da Saúde, Piet Hoebeke e puderam conhecer o atendimento de atenção primária realizado pela Universidade de Ghent, que é modelo na Europa. Visitaram o Hospital Universitário, Unidade Básica e o Departamento de Medicina da Família, além do Laboratório de Habilidades, semelhante ao que está em construção no Campus Bragança Paulista.

Na oportunidade, o coordenador do Curso, professor Luiz FernandoPaulin ministrou uma palestra sobre “Educação médica no Brasil” e o Professor Edson Masera Terra ministrou palestra sobre a inserção do curso de medicina da USF na rede de atenção básica de Bragança Paulista, aos estudantes do graduação e programa de mestrado.

Em março de 2017, o Curso de Medicina da USF irá receber três alunas do último semestre de Medicina da Universidade de Ghent. “As intercambistas irão conhecer a estrutura de um sistema público de saúde diferente da realidade que elas vivenciam na Europa. O nosso Curso em Bragança permite um contato maior com a realidade. Será importante para adquirirem experiência”, afirmou o professor Paulin.

No mês de setembro, de 2017 a USF enviará três alunos para a Bélgica. Também está previsto para o próximo ano a ampliação da parceria para receber e enviar alunos dos Cursos de Fisioterapia e Enfermagem. “ A internacionalização da USF está atingindo um patamar de excelência. Há uma troca de experiência para que nossos alunos e docentes se aprimorem”, completou o coordenador de Medicina.

Sobre
A Universidade de Ghent foi fundada em 1817, nos últimos 200 anos teve entre seus docentes profisisonais relevantes para o mundo, como vencedor do Prêmio Nobel Corneille Heymans, Robert Cailliau (co-inventor da Internet), Dirk Frimout (astronauta) e Jacques Rogge (ex-presidente do COI). Tem mais de 40 mil estudantes e 9 mil funcionários. Sua missão é ser uma Universidade comprometida socialmente e pluralista. A Faculdade de Medicina de Ghent visa promover a abordagem interdisciplinar entre os cursos da área da saúde. Investe constantemente em pesquisas científicas que contribuam para a solução de problemas clínicos e sociais na área da saúde.