Professores dos Programas de Stricto Sensu da USF são destaques no cenário de pesquisa

08/03/2017
 No início de 2017, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco (USF) tiveram conquistas na área de pesquisa no Brasil. O coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Prof. Fabián Rueda, assumiu, em janeiro de 2017, uma das cadeiras como conselheiro do Conselho Federal de Psicologia (CFP) para a gestão 2016/2019. O Conselho é formado por 22 membros de diversos estados do Brasil. A eleição ocorreu por meio de votação.

Rueda também foi nomeado representante do Conselho Federal de Psicologia na Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente do Conselho Nacional de Trânsito. As Câmaras Temáticas, órgãos técnicos vinculados ao Conselho Nacional de Trânsito, têm como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para decisões do Conselho.

Os pesquisadores do Programa Stricto Sensu em Psicologia também foram contemplados com bolsas do CNPq. O professor Rodolfo Augusto Matteo Ambiel foi contemplado com recursos pela Chamada Universal 2016 do CNPq. A chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, em qualquer área do conhecimento.

O professor Cristian Zanon foi contemplado com Bolsa de Produtividade em Pesquisa 2. Enquanto que o professor Fabián Rueda subiu de Bolsa de Produtividade em Pesquisa 2 para Bolsa de Produtividade em Pesquisa 1D.

No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, a professora Márcia Aparecida Amador Mascia também foi aprovada bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ). Nos próximos três anos, a docente irá desenvolver pesquisa acadêmica para o projeto aprovado, neste caso, uma análise dos impactos do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes no Brasil (PISA).

As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa. As Bolsas de Produtividade em Pesquisa têm duração de 3 a 4 anos. Ao final do período da bolsa, o pesquisador pode submeter um novo pedido.

Atualmente, a USF tem mais de 10 professores que recebem a Bolsa de Produtividade em Pesquisa, nos Programas de Stricto Sensu em Ciências da Saúde, Educação e Psicologia.