Alunos de Arquitetura e Pedagogia participam de Projeto no Quilombo das Brotas

17/03/2017
Alunos de Arquitetura e Pedagogia participam de Projeto no Quilombo das Brotas
 Os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia do Campus Itatiba da Universidade São Francisco (USF) tem contribuído com o projeto de Extensão “A criança e sua identidade local: construindo a memória do Quilombo das Brotas de Itatiba, SP”. O projeto foi desenvolvido dentro do Centro de Estudos Urbanos (CEUr) e abrange as áreas de Ações Comunitárias e Extensionistas e Relações Étnico-Raciais.

O projeto visa à integração de áreas de conhecimento como a História, Matemática, Física, Desenho, Plástica, Artes, Ciências, entre outras, com práticas lúdicas de aprendizado desenvolvidas no sítio quilombola e por meio do empoderamento tecnológico do Projeto Letramento em Programação em parceria com o Instituto Ayrton Senna a ser desenvolvido nos laboratórios de informática da USF e na Escola e Escola EMEB Philomena Salvia Zupardo de Itatiba.

As crianças e adolescentes são remanescentes de quilombolas e pertencentes à Associação dos Moradores do Quilombo das Brotas de Itatiba. As atividades são realizadas por meio de oficinas no próprio local de moradia das crianças, nos sábados pela manhã, pelo menos uma vez por mês e na escola Philomena com o projeto de Letramento Computacional. Atualmente, participam 12 crianças com idade entre 5 e 17 anos. Participam 3 professores, 2 alunos de arquitetura e 1 de pedagogia.

Durante as atividades é estimulada a criatividade, a imaginação e a capacidade de resolver problemas da comunidade infantil e de adolescentes do Quilombo das Brotas, através da apropriação dos seus espaços de convivência cotidiana, explorando o seu território e as suas especificidades para a construção e o fortalecimento de uma memória alicerçada nos valores de aprendizado com participação coletiva e solidária. “O projeto tem mostrado o encanto das crianças em percorrer e conhecer a área territorial do Quilombo das Brotas. A observação da fauna e flora, coleta de materiais nas trilhas e passeios (picnic) além das oficinas de desenho, matemática (geometria espacial e plana) e história e arte, ligadas as questões sobre lixo, erosão e sustentabilidade do sitio tem mostrado as possibilidades de despertar o interesse das crianças pelo território e pelo legado de seus antepassados: sua cultura, memórias e a luta pela igualdade e cidadania. O relato do que as criança sonham ou projetam para o Quilombo nos mostra as inúmeras possibilidades de trabalhar o seu empoderamento vinculado às memorias que estão sendo construídas hoje, com o seu olhar infantil e encantado, mas já com a reflexão de que serão eles os responsáveis pela perpetuação do seu lar”, explicou a professora do Curso Arquitetura e Urbanismo, Jane Tassinari Fantinelli, uma das docentes envolvidas nas atividades.

O projeto tem previsão de término para julho de 2017, na sequência, já foi proposta uma continuação do trabalho através do projeto A criança e sua identidade local: construindo a memória do Quilombo das Brotas de Itatiba com ações de empreendedorismo social e turismo sustentável, que se estenderá de agosto de 2017 a julho de 2018, com previsão de 15 adolescentes com idade entre 15 e 20 anos.