Curso de Pedagogia promove rodas de conversas entre profissionais da educação e futuros professores

03/04/2017
 Visando cumprir um dos objetivos do curso de Pedagogia que é a formação profissional do pedagogo, os professores vêm organizando rodas de conversas em sala de aula com convidados que atuam em diferentes campos profissionais da área educacional. Um desses encontros aconteceu na noite de 23 de março, quando os alunos do 1º semestre, na disciplina Escola e Contexto, ministrada pela Profa. Adair Mendes Nacarato, receberam a visita da professora Neide Angelon, diretora da EMEF Profa. Eliete Aparecida Sanfins Fusussi. A professora Neide foi participante do projeto “Representações de infância e juventude na cultura escolar”, numa parceria entre a USF e a escola Eliete, com financiamento Fapesp, no período de 2005 a 2009.

O projeto gerou o livro “Nos bastidores de uma escola pública: tecendo vozes dos atores...revelando cenas, produzindo olhares’, organizado por Adair Mendes Nacarato, Regina Célia Grando e Vivian Batista da Silva, publicado pela Mercado de Letras, em 2012. O capítulo produzido pela professora Neide Angelon, na época atuando como vice-diretora da escola, resultado de sua pesquisa que investigou as relações aluno-aluno e aluno-professor no cotidiano escolar, foi objeto de leitura dos graduandos em Pedagogia.

Para ampliar a discussão, houve a roda de conversa na qual a professora Neide respondeu a perguntas dos estudantes envolvendo tanto as questões apontadas no seu texto, quanto outras relacionadas ao cotidiano da escola e as permanências ou mudanças dos problemas identificados na época da pesquisa. “Passei momentos gratificantes com os futuros pedagogos da USF... Fiquei honrada com o convite das Professoras Adair Mendes Nacarato e Maria de Fatima Lukjanenko”. O representante da turma comentou o evento: “foi uma noite maravilhosa, muito obrigada por nos proporcionar isso tudo”, disse o aluno Higor Luiz Miguel.