Alunos do Curso de Medicina participam da 51ª Assembleia da IFMSA Brasil

15/05/2017
Alunos do Curso de Medicina participam da 51ª Assembleia da IFMSA Brasil
 Entre os dias 27 de Abril e 1 de Maio de 2017, os alunos do curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF) participaram da 51ª Assembleia Geral da International Federation of Medical Students Association of Brazil (IFMSA Brazil), em Belém, no Pará.

O evento contou com mais de 90 Universidades de Medicina do país e 300 alunos participantes, no qual foram debatidos temas como humanização da medicina, projetos de extensão, campanhas locais, intercâmbios, entre outros assuntos.

Durante o evento o projeto “Viagem pelo Corpo Humano: Sistema Respiratório”, idealizado e realizado na USF, foi apresentado pela aluna Paola Romani, presidente do comitê local USF, no II Encontro Científico da IFMSA Brazil, tanto na forma de pôster quanto na forma de apresentação oral. O projeto recebeu inúmeros elogios e despertou o interesse por parte dos outros comitês do Brasil. Além de todos os detalhes do projeto, algo que chamou muita atenção de todos os presentes foi o apoio da USF para com o comitê local. Além deste projeto, os alunos puderam mostrar ao longo do evento todas as outras atividades desenvolvidas pelo comitê da Universidade São Francisco.

“A motivação nos faz dedicarmos, diariamente, nosso tempo tão compacto em busca de uma medicina humanizada, politizada e que faz a diferença em nossa cidade e Universidade. E dessa vez essa mesma motivação nos levou para Belém do Pará para vermos que não trabalhamos sozinhos. Pelo contrário, em Belém pudemos nos reunir com estudantes de medicina do país todo que buscam fazer a diferença assim como nós. E é inexplicável a sensação de ver quantos resultados se colhem quando unimos o trabalho do país inteiro. A 51ª Assembleia Geral da IFMSA Brazil foi tão inesperada quanto surpreendente. Eventos como este nos fazem perceber que ser médico é muito mais do que ter estudado 6 anos, decorando páginas e páginas de livros. É ter coragem e habilidades que vão muito além da teoria: é ter empatia, sensibilidade, amor. Viver essa experiência não seria possível se não tivéssemos um apoio significativo da nossa Universidade, que nos estimula e propicia maior acesso para desenvolvermos todas as nossas atividades. Dessa forma, gostaria de deixar meu mais sincero agradecimento à toda equipe da Universidade São Francisco, em especial ao Frei Thiago Hayakawa e a Junia Assunção, por toda a dedicação e apoio ao nosso comitê da IFMSA Brazil. Sem vocês essa e outras experiências não seriam possíveis. Esperamos não só podermos continuar nosso trabalho com excelência, mas também aplicar em nosso comitê todos os conhecimentos adquiridos na Assembleia Geral.”, afirmou a aluna de Medicina e presidente IFMSA Brazil - USF, Paola Romani.