Dia do Pedagogo é comemorado com uma semana de atividades promovida pelo Curso de Pedagogia do Campus Itatiba da USF

23/05/2017
O dia do Pedagogo, 20 de maio, foi comemorado com uma série de atividades ao longo da “Semana do Pedagogo”, que aconteceu na USF, Campus Itatiba, no período de 16 a 20/05. O evento foi promovido pelo curso de Pedagogia e abordou o tema: “Refletindo sobre o pedagogo e as novas demandas educacionais”.

Sobre o tema, em linhas gerais, a coordenadora do curso, Profa. Maria de Fatima S. P. Lukjanenko destacou que é preciso estudar temas sociais emergentes e comentou: “Hoje, é preciso pensar que o profissional ao se graduar irá trabalhar em uma sociedade de mudanças rápidas e ele precisa estar preparado para o novo tempo. Assim o curso precisa oferecer oportunidades a fim de preparar o pedagogo para entender a educação como um fenômeno complexo, dinâmico e multifacetado, portanto, ao longo da formação é preciso abordar as questões referentes ao campo de estudo da Pedagogia, bem como relacioná-las a diversidade presente na sociedade, a qual é refletida no contexto educacional”.
Considerando essas ideias, a comissão organizadora do evento definiu seus objetivos: a) Abrir um espaço de questionamentos, trocas e reflexão sobre a Educação e o papel do pedagogo frente às novas demandas educacionais; b) Ofertar diversas atividades que abordem temas educacionais emergentes de interesse dos alunos e professores, que ainda não foram tratados no dia a dia do curso; c) Comemorar o dia do Pedagogo com estudo e confraternização entre estudantes e professores do curso de Pedagogia.
Os objetivos foram alcançados com êxito, pois houve interesse, trocas de ideias e reflexões sobre diversos temas educacionais ao longo da semana. No dia 16/05, na abertura do evento, o tema central foi a inclusão escolar, abordada em mesa redonda intitulada “Condições e contradições para educar na diversidade”, com apresentação de trabalhos pela Profa. Dra. Ana Paula de Freitas, docente da USF, e Mateus Henrique do Amaral, graduado em Letras e mestrando na Universidade Metodista de Piracicaba. No dia 17/05 a palestra foi inspirada nos estudos de Paulo Freire e teve como tema “Conscientização e Educação: ação e reflexão que transformam o mundo”, proferida pelo Prof. Dr. Frei Nilo Agostini. No dia 18/05 foram oferecidas oficinas. Duas delas trataram de inovações tecnológicas, uma abordou o “Programa alfabetização na PALMA da mão – uso pedagógico do celular em sala de aula”, pelo Prof. José Luís Poli do IES2, e a outra tratou do “Pensamento computacional para crianças”, ministrada por Adelmo Eloy, do Instituto Ayrton Senna. A terceira oficina teve como tema “O professor de Educação Infantil e o Esporte Educacional: por que trabalhar o corpo/ movimento é tão importante?” e foi oferecida pela Profa. Luciana Pires de Camargo. Na última noite de atividades formais, dia 19/05 a palestra “Um panorama sobre a BNCC de Educação infantil” foi proferida pela Profa. Dra. Andréa Patapoff Dal Coleto. No sábado dia 20/05 foi o dia da confraternização com a apresentação do grupo “Conto, canto e encanto” de Gabriela Bentiváglio da Silva - estudante do primeiro semestre do curso de Pedagogia - e seus pais Cintia Ap. Bentiváglio da Silva e Sergio da Silva. Para encerrar a semana e saudar os pedagogos em seu dia, Frei Thiago Alexandre Hayakawa conduziu uma oração e abençoou a todos os presentes.

A coordenadora do curso, Prof Maria de Fatima, agradece a todos os palestrantes: “Muito obrigada a todos pelas contribuições que trouxeram para a formação do profissional da Educação”.
Os estudantes aprovaram a Semana do Pedagogo. Daniela Paixão comentou sobre a mesa redonda: “Foi uma noite especial e muito construtiva”. Gisele Bissoni Ribeiro comentou apreciou a atividade do dia 17: “Foi uma excelente palestra, grande contribuição para a nossa formação”; Lyly Mendes comentou: “Apaixonada cada dia mais, amando a Pedagogia”. Higor Miguel elogiou: "Nada como conhecer e se aprofundar em Paulo Freire, através do conhecimento inigualável de Frei Nilo”. Ivana Bonifácios apreciou a oficina do corpo: “Oficina muito bacana, cheia de boas dicas para trabalhar com as crianças. Gostei muito!”; Larissa Ihanae: “Foi ótima a oficina do Letramento, amei. Podemos repetir mais vezes”.

Alessandra Gomes destacou a oficina sobre o uso do celular: “Excelente. Adorei”. No dia 19, Daniela Paixão comentou após a palestra: “Mais uma noite enriquecedora, as atividades do evento foram oportunidades únicas”. Júlia Delforno, sobre o último dia, disse: “Foi uma manhã deliciosa, parabéns a todos nós e mais uma vez agradeço a USF por nos proporcionar momentos que contribuíram para nosso crescimento profissional”.

O diretor do Campus, Prof. Carlos Eduardo Pizzolatto, esteve presente e concluiu: “O evento foi muito profícuo e, abordou temáticas interessantes. Pude observar os nossos pedagogos em formação discutindo temas educacionais atuais. Parabéns a todos os pedagogos pelo seu dia”.