Docentes dos Cursos da Saúde participam de mesa-redonda para experiência na Unidade de Saúde Escola

31/05/2017
 Durante a XVII Semana Franciscana da Enfermagem, promovida pela Universidade São Francisco (USF) no mês de maio ocorreu uma mesa-redonda com o tema “Potencialidades e desafios para a prática da integração ensino-serviço-comunidade: a experiência da Unidade de Saúde Escola São Francisco de Assis".

O debate contou com a participação de todos os cursos da saúde da USF e contou com a presença da representante da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista, professora Lisamara Dias de Oliveira Negrini, que destacou as potencialidades da integração ensino-serviço-comunidade no município de Bragança Paulista.

Na mesa-redonda, a diretora do Campus Bragança Paulista, professora Márcia Aparecida Antônio, apresentou as bases legais para pactuação do Comitê Gestor do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) e todo o processo envolvido na integração ensino-serviço-comunidade e criação da Unidade de Saúde Escola "São Francisco de Assis", destacando as potencialidades e desafios.

Coordenadores de Curso e professores dos Cursos da Saúde compartilharam as experiências dos alunos estagiários na Unidade de Saúde Escola "São Francisco de Assis". Contaram experiências o coordenador do Curso de Biomedicina, professor Rafael Martins de Oliveira, a professora Giuliana Venturi Falabella Pereira Leme, da Enfermagem, professor Rodinei Vieira Veloso, representando o Curso der Farmácia, professora Michele Lacerda Pereira Ferrer, da Fisioterapia, professor Kléber Santos, do Curso de Medicina e professora Valdineia Maria Tognetti, da Odontologia. O debate teve como moderadora a docente da USF e enfermeira da Unidade de Saúde Escola "São Francisco de Assis", Graziellle Bertolini.

A USF em parceria com a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista inaugurou, em 2016 a primeira Unidade – Escola da Estratégia Saúde da Família (ESF), denominada “São Francisco de Assis”. Em 2016 a USF assinou o do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) com as Instituições de Ensino Superior, Ensino Técnico e Secretarias Municipais de Saúde da região de Bragança Paulista.

O COAPES está previsto na Lei do Programa Mais Médicos e tem como objetivo aprimorar a relação entre as universidades e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios, promovendo melhores condições de inserção dos estudantes nos serviços de saúde.