Diretor do Campus Campinas participa do VII Fórum de Gestores de Instituições de Educação em Engenharia 2017

21/07/2017
Diretor do Campus Campinas participa do VII Fórum de Gestores de Instituições de Educação em Engenharia  2017
 Em julho, o Diretor Acadêmico do Campus Campinas da Universidade São Francisco (USF) professor Fernando Gentile, representou a Universidade no VII Fórum de Gestores de Instituições de Educação em Engenharia, evento organizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), que foi realizado no Hotel Mercure, em Brasília.

O Fórum teve como objetivo discutir os caminhos que deverão ser trilhados para a melhoria da formação em Engenharia no Brasil para que os futuros profissionais da área tenham plenas condições de enfrentar os desafios da atualidade.

Foram discutidas questões como flexibilidade curricular; multidisciplinaridade; novas metodologias de ensino e o relacionamento entre academia, setores da economia e os órgãos de classe e inovação.
O evento foi dividido em três partes. Primeiro, a Mesa Redonda ”Inovação em Engenharia”, da qual participaram Paulo Roberto Braga Barone, Secretário da Educação Superior do MEC (SESU/MEC); Luiz Roberto Liza Curi, Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE); Paulo Mól, Diretor de Inovação da Confederação Nacional da Indústria. A Mesa Redonda contou com a coordenação do Prof. Vanderli Fava de Oliveira, Presidente da ABENGE e docente da Universidade Federal de Juiz de Fora.

No segundo momento, ocorreu a discussão sobre o tema “Sistema Profissional e o Sistema Educacional: O que inovar na Educação em Engenharia?”, que contou com a participação do Eng. Osmar Barros Júnior, Coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do CONFEA (CEAP/CONFEA) e do Prof. Nival Nunes de Almeida, Presidente ABENGE 2011/2016 e docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Ao final, os participantes do fórum, reunidos em grupos, enviaram propostas de inovação para os cursos de Engenharia. As propostas serão compiladas em um documento que poderá servir de base para a elaboração de novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia no Brasil.