Campus Bragança Paulista recebe Fórum Permanente Lean

21/08/2017
Campus Bragança Paulista recebe Fórum Permanente Lean
 O Curso de Engenharia de Produção do Campus Bragança Paulista, em parceria com a Consultoria Kaizen House, iniciou no dia 19 de agosto, o primeiro Fórum Permanente Lean Região Bragantina & Sul de Minas. Estiveram presentes cerca de 300 pessoas, entre alunos, professores e colaboradores das empresas da região. O Fórum terá 3 etapas, Lean Básico, Lean Intermediário e Lean Avançado, com duração de 3 anos.

Atualmente a filosofia Lean visa eliminar todos os desperdícios, em quaisquer atividades, seja ela de manufatura, escritórios, serviços e varejo. O termo Lean surgiu em 1985 com o lançamento do livro, “A Máquina que Mudou o Mundo” publicado após pesquisas realizadas no MIT (Massachussetts Institute of Technology) pelos professores e pesquisadores James P. Womack, Daniel T. Jones e Daniel Roos, que compararam a produtividade das montadoras americanas com a produtividade da Toyota Motor Company.

Na etapa Lean Básico serão abordadas as seguintes ferramentas: Introdução dos Conceitos da Filosofia Lean; Preparação para Implantação do Lean nas empresas; Programa 5S; Manutenção Autônoma; Cases de Aplicação da Filosofia Lean; Setup rápido – SMED; Kaizen e Soluções de Problemas; Mapeamento do Fluxo de Valor; Cases de sucesso, através de 10 encontros.

O próximo encontro será no dia 16 de setembro, onde estará sendo abordado o tema: Preparação para Implantação do Lean nas empresas.