Instituto Ayrton Senna premia alunos da rede pública no Campus Itatiba

07/12/2017
Instituto Ayrton Senna premia alunos da rede pública no Campus Itatiba
 O Campus Itatiba da Universidade São Francisco (USF) sediou no dia 30 de novembro, a 3º edição do Tech Oscar, uma premiação idealizada pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itatiba e a USF.

Participaram do evento, alunos de escolas públicas municipais de Itatiba. Antes da premiação, os grupos apresentam para o público os trabalhos desenvolvidos ao longo de todo ano. Os projetos são aplicativos, jogos e inovações na área de robótica.

A premiação contou com a presença do representante da Mantenedora da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM, da Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE), professora Iara Andrea Alvares Fernandes, do diretor do Campus Itatiba, professor Carlos Pizzolatto, do Prefeito de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro, do Secretário de Educação, Anderson Wilker Sanfins e do Diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Sr. Mozart Ramos.

Durante a premiação, no Salão Nobre do Campus, o representante da Mantenedora da USF, ressaltou a importância de projetos que promovem a transformação social. “Quando iniciamos o projeto sonhávamos que Itatiba tornasse um polo de letramento digital. Hoje vemos que muitos dos projetos desenvolvidos pelos alunos caminham ao encontro do outro, com propostas de inclusão. Isso prova que o projeto está avançando e crescendo e caminha ao encontro do outro”, afirmou Frei Thiago.

Na apresentação de trabalhos, os estudantes explicaram suas propostas, os desafios enfrentados em equipe e os conceitos que aprenderam sobre Letramento em Programação. Entre os trabalhos desenvolvidos estava o da equipe Chico Robots, que desenvolveu boné que te um sensor de aproximação para auxiliar pessoas com deficiência visual. “Quando começamos a pensar no projeto a ideia é que ajudasse o próximo”, afirmou o aluno Thomaz Ortiz, que participa desde o início do projeto de Letramento digital.

Os 80 alunos participantes foram premiados com medalhes e os grupos destaques do ano ganharam um troféu.