Curso de Medicina da USF está entre as instituições com melhor desempenho na avaliação do CREMESP

22/03/2018
 O Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF) ficou entre os melhores no Exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) 2017. A avaliação aponta que mais da metade dos recém-formados em escolas médicas do Estado de São Paulo foram aprovados na avaliação. Nos últimos dez anos, é a primeira vez em que os resultados apontam mais de 60% de aprovação.

Esta foi a 13 º edição do exame do CREMESP, e pela primeira vez o curso de medicina da USF conseguiu atingir a nota de 60% de acertos. A Universidade atingiu o índice de 63% de acertos, o que demonstra a crescente evolução do desempenho de nossa escola, afirmou o coordenador do curso de medicina, Prof. Dr. Luiz Fernando Paulin

A Prova do CREMESP ocorre anualmente sendo aplicada para alunos das escolas médicas do Estado de São Paulo. Consiste em 120 questões de múltipla escolha, abrangendo as áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia, obstetrícia, saúde pública, epidemiologia, saúde mental, bioética e ciências básicas.

Houve um aumento na aprovação em comparação ao Exame de 2016, entre os egressos das instituições privadas, passando de 33,7% para 56,8%. O Exame do Cremesp é uma importante ferramenta para que os recém-formados testem seus conhecimentos, para que os cursos de medicina possam ter parâmetros de desempenho por áreas, e, também, para garantir uma Medicina de qualidade para a população assistida.

A conquista desta nota não é um fato isolado em relação ao curso de medicina da USF. Para a Diretora do Campus de Bragança Paulista, professora Marcia Aparecida Antônio, nos últimos anos observa-se uma série de medidas afirmativas que visam garantir a qualificação na formação e capacitação de alunos e docentes. “Destaca-se a reinauguração dos laboratórios de habilidades, a ampliação das parcerias com os municípios de Bragança Paulista e da região bragantina, através do COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino - Saúde), a diversificação de cenários de aprendizagem hospitalar com o HUSF, a Santa Casa de Bragança Paulista e o Hospital Novo de Atibaia; a parceria com escolas de medicina no exterior e a aquisição do reconhecimento do Medical Board da Califórnia”, afirmou a docente.