USF promove aula-show para comerciantes no CEASA

22/05/2018
USF promove aula-show para comerciantes no CEASA
 O Curso de Gastronomia da Universidade São Francisco (USF) ministrou uma aula-show inaugural do projeto Cozinha Ceasa/USF, no dia 22 de maio. Participaram da aula os comerciantes do Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa Campinas e aprovaram a iniciativa e a demonstração gastronômica, feita pelos chefs Alexandre Meneguetti e Henrique Mecciano.

A aula-show foi destinada a um grupo de 15 comerciantes (permissionários) do entreposto com o objetivo de apresentar o projeto, uma parceria entre a Ceasa, a Universidade São Francisco (USF) e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA).

A aula foi realizada na Escola de Cozinha da central de abastecimento, inaugurada no mês passado, em cerimônia de lançamento do projeto, que visa a criação de um curso de formação de cozinheiro e alimentação sustentável, com uso integral dos alimentos, voltado às famílias carentes atendidas pelo ISA - entidade criada pelos comerciantes que arrecada o excedente de hortifrútis na Ceasa e distribui os alimentos a famílias e entidades cadastradas. O curso começará em agosto. “A aula foi muito boa. Acho que esse projeto vai ser um marco na Ceasa Campinas para iniciarmos outros projetos. Tenho certeza que a união entre a Ceasa, a USF e o ISA vai ser muito produtiva”, disse o empresário e permissionário da Ceasa João Benassi, que também é presidente do ISA.

Cardápio
Os professores de Gastronomia da USF prepararam entrada, prato principal e sobremesa para a plateia de comerciantes, que foram convidados pela Associação dos Permissionários da Ceasa Campinas (Assoceasa) e pelo ISA. No cardápio, estavam espaguete de pupunha com tomate seco e vinagrete, filé-mignon com legumes e creme brûlée. Os participantes degustaram todos os pratos preparados.

“Foi além das nossas expectativas. Acho que as técnicas que nós apresentamos, de um curso altamente profissional de gastronomia, surpreenderam e deram a eles a ideia de que é um projeto muito diferente e único na cidade”, disse a coordenadora do Curso de Gastronomia da USF, professora Andreia Pimentel.

Uma segunda aula será realizada no dia 26 de junho e deverá reunir os 25 futuros alunos do curso da Escola de Cozinha, que serão selecionados dentre os beneficiários das entidades Instituto Padre Haroldo e Grupo Primavera, de Campinas - ambas recebem alimentos doados pelo ISA.

Histórico de Notícias