Curso de Medicina da USF realiza 1º Simulação “In Situ” na região bragantina

06/08/2018
Curso de Medicina da USF realiza 1º Simulação “In Situ” na região bragantina
 Os alunos do 11º semestre, do Curso de Medicina, da Universidade São Francisco (USF) participaram da 1º simulação “In Situ “da região bragantina.

A simulação é uma metodologia utilizada para substituir ou amplificar experiências reais por experiências guiadas que replicam aspectos do mundo real de maneira interativa. O treinamento “in situ” acontece no ambiente real dos hospitais, porém com cenários simulados com robôs.

Os robôs simularam recém-nascidos de apenas 4 dias, num caso de icterícia neonatal grave, com peso real de 3Kg e com eficientes recursos avançados.

Com a nova disciplina, os estudantes são preparados para provas de residência, concursos, obtenção de títulos e também para o dia a dia dentro de um hospital.

“O Centro de Simulação Realística permite o desenvolvimento de atividades diferenciadas aproximando a prática clínica da vida real. Após simularem os casos, os alunos podem discutir os casos e treinar técnicas e estratégias de atendimento específicas, que vão além da teoria. A proposta é repetir a atividade com diversos outros casos nos próximos semestres”, afirmou a professora Naomí Magalhães Rouquet Seminari.

Toda a simulação “in situ” contou com a consultoria e auxílio da professora responsável pelo Centro de Simulação Realística, Juliana Seraphin Piera.