USF promove 2º edição do Curso de Formação de instrutores em simulação clínica realística

19/03/2019
 A Universidade São Francisco (USF) promoveu nos dias 15, 16 e 17 de março a 2º edição do Curso de Formação de instrutores em simulação clínica realística. Participaram do Curso docentes de Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Medicina.

O objetivo deste curso é capacitar o corpo docente com novas metodologias ativas de ensino para os cursos da saúde.

A primeira capacitação foi realizada em 2018 em Alphaville na empresa Laerdal e nesta segunda edição, o curso foi planejado exclusivamente para os nossos docentes da USF, através da mesma empresa. “É gratificante e diferencial receber o curso in company em forma de três dias de imersão e os docentes terem a oportunidade de treinar as habilidades de simulação realística no mesmo ambiente de aula”, afirmou a diretora do Câmpus Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa, que participou da abertura.

A responsável pelo Centro de Simulação Realística da USF, professora Juliana Seraphin Piera destacou a importância da qualidade do ensino. “O curso é de extrema importância na busca pela qualidade de ensino. A capacitação docente deve ser contínua e rotineira. Este curso traz a oportunidade do professor trabalhar com excelência no processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou a docente.

O Curso foi ministrado pelo Dr. Augusto Scalabrini Neto, autor do livro “Simulação Realística e Treinamento de Habilidades”, referência na área. Atualmente é professor Associado da Disciplina de Emergências Clínicas do Departamento de Clínica Médica da FMUSP e Coordenador Geral e Didático do Laboratório de Habilidades e Simulação da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

O Centro de Simulação Realística da USF é referência na região. Apresenta cerca de 3 mil m² de área construída, com salas de aula, salas de treinamento de habilidades práticas e comportamentais, contando ainda com salas para desenvolvimento de habilidades práticas específicas como os Centros Obstétrico e Cirúrgico e as Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal e Pediátrica e Adulto, além de enfermaria simulada, com capacidade para 180 alunos. Todos os cenários são preparados para o aluno sentir-se dentro de um ambiente hospitalar real e simular atuações ambulatoriais e de emergência, assim como tomada de decisão rápida e efetiva para o bem-estar do paciente.