USF instala equipamento multiusuário e amplia acesso de pesquisadores a tecnologia de ponta

03/06/2019
 A Universidade São Francisco (USF) por meio de um projeto de pesquisa aprovado junto a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/ MCTI - PROINFRA) foi contemplada com um equipamento de última geração, o espectrômetro de massas modelo Q-ToF Xevo G2-XS (Waters Co.). O equipamento de alto custo está presente em poucos centros de pesquisa do Brasil e foi adquirido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde junto com o Grupo de Pesquisas em Meio Ambiente e Sustentabilidade da USF.

“É um equipamento sofisticado que proporciona um diferencial nas análises e um novo patamar na qualidade dos dados de pesquisa gerados na universidade, além de equiparar a pesquisa na USF a universidades de grande porte, como USP e UNICAMP”, afirmou a coordenadora do Programa, professora Dra. Patrícia de Oliveira Carvalho. O equipamento foi instalado dentro da infraestrutura da Unidade Integrada de Farmacologia e Gastrenterologia (UNIFAG) que conta com um moderno parque de equipamentos, composto por cromatógrafos e espectrômetros de massas.

O uso do espectrômetro de massas permite atender às demandas internas de pesquisa da Universidade além de abrir suas portas para novas parcerias, nacionais e internacionais, e com indústrias farmacêuticas. O equipamento permite a análise de sangue para identificar marcadores de câncer, identificação de metabólitos, identificação de moléculas em extratos de plantas e animais, análises toxicológicas, além de muitas outras aplicações voltadas a pesquisas básicas e aplicadas. Sempre com análises rápidas e de alta precisão. Tudo isso pode ser efetuado por um método simples de análise – dependendo da complexidade da amostra, compostos podem ser analisados em apenas 2 minutos.

Na análise, as amostras devem ser preparadas e introduzidas no equipamento na forma líquida. Essa introdução pode ser direta no equipamento ou passar por uma etapa de separação prévia, no caso, uma cromatografia líquida. Ao entrar no equipamento, as amostras passam para a fase gasosa e recebem uma carga, sendo então filtradas de acordo com a razão entre sua massa e sua carga. As moléculas podem também ser quebradas em pequenos fragmentos, que irão ajudar na montagem do quebra-cabeças composto por pequenas partes da molécula, até chegar na estrutura da molécula intacta.

Treinamento e apresentação à comunidade
Após a instalação do equipamento uma equipe de pesquisadores recebeu um treinamento de duas semanas com o representante da empresa Waters Co. Serão realizados treinamentos periódicos de atualização uma vez que é um equipamento com recursos sofisticados e necessita de uma equipe especializada.

No dia 29 de maio foi realizado um evento de apresentação sobre as aplicações do espectrômetro de massas para toda a comunidade acadêmica da Universidade. Participaram estudantes, professores e pesquisadores que puderam entender as potencialidades do equipamento como suporte analítico importante na produção de uma ciência de qualidade.