USF e SEFRAS encerram o ciclo do Cinedebate sobre Tráfico Humano

27/10/2014
USF e SEFRAS encerram o ciclo do Cinedebate sobre Tráfico Humano
Alunos e professores da Universidade São Francisco (USF) e representantes do Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS) se reuniram na noite do dia 23 de outubro, para o encerramento do Cinedebate sobre o Tráfico Humano. O evento foi realizado no Campus São Paulo.

Após vários encontros, ao longo do ano, para debater sobre o tema, o último deles contou com a presença da professora e pesquisadora, Tânia Teixeira Laky de Sousa, que atua há 23 anos em estudos na área do tráfico humano, violência contra as mulheres e mulheres encarceradas. A profissional apresentou importantes e preocupantes informações aos participantes do evento. “No Brasil, há baixa penalidade para crimes que envolvem o tráfico humano, seja com a finalidade de exploração sexual, de trabalho ou de órgãos. Não há legislação, tampouco controle de fronteiras. Isso faz do Brasil um país de origem, trânsito e destino do tráfico humano”, disse a pesquisadora.

A professora do Curso de Medicina, do Campus Bragança Paulista da USF e pesquisadora na área da oncologia, Denise Gonçalves Priolli, apresentou diversos casos de tráfico de órgãos ocorridos no Brasil e no mundo para provar que esse tipo de crime não é lenda, é realidade e pode estar mais próximo das pessoas do que se imagina. “O transplante é algo magnífico que devolve a dignidade e a qualidade de vida a muitos pacientes. No entanto, o tráfico de órgãos é considerado o 2º crime mais lucrativo e chega ao extremo de existirem tabelas, na internet, com os preços de cada órgão”, falou a docente.

Para encerrar o encontro, o professor e pesquisador da USF, Frei Nilo Agostini, falou sobre a dignidade humana e a importância da convivência social. “A pessoa humana é social por natureza. O tráfico humano retira as pessoas das suas famílias e comunidades e, com isso, passa a existir a dificuldade de encontrar um sentido na vida. Cada ser humano é um outro eu e, em cada ser humano, reside uma humanidade. Tráfico é crime contra a humanidade”, discursou o Frei.

Também estiveram presentes, no evento de encerramento, o vice-reitor da USF, prof. Joel Alves de Sousa Júnior, a diretora do Campus São Paulo, profa. Simone Cristina Spiandorello e o representante do SEFRAS, frei Alex Ferreira da Silva.

A iniciativa de realização do ciclo do Cinedebate sobre Tráfico Humano foi da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.