handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Saúde


Categoria
Projetos PICITExt 2020-2021

Título: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DE AMBULATÓRIO MULTIDISCIPLINAR DE SERVIÇO DE COORDENAÇÃO DE FRATURAS - FLS (FRACTURE LIAISON SERVICE)

Resumo:
Após a idade de 50 anos a fratura é a manifestação clínica da diminuição da qualidade óssea, que muitas vezes é acompanhada por uma performance neuromuscular diminuída. Quando ocorrem as fraturas de repetição isto contribui substancialmente para sequelas e complicações das fraturas. A fratura desencadeia aumento de morbidade, risco maior de novas fraturas, além do aumento do risco de mortalidade. Quando ocorre uma fratura inicia-se uma janela de oportunidade para captura de novas fraturas" para a prevenção da fratura subsequente. Quando um tratamento para a osteoporose é iniciado o risco de novas fraturas pode ser reduzido pela metade e também reduz o risco de morte prematura após uma fratura. Objetivo: Identificar pacientes da população de risco para novas fraturas e melhorar a qualidade do acolhimento e tratamento pós fratura em ambulatório multidisciplinar de Serviço de Coordenação de Fraturas - FLS. Método: Os pacientes serão usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Bragança Paulista, homens e mulheres acima de 50 anos com fraturas de fêmur, quadril, punho, cotovelo, ombro, clavícula, pelve, vértebra, joelho, tíbia/fíbula e tornozelo. O mecanismo causador deve ser de baixa energia como quedas ou, fraturas ao erguer peso. Os pacientes terão sua identidade preservada e os dados colhidos nos atendimentos serão tabulados e analisados, adotando-se nível de significância menor que 5% (p=0,05), serão analisados utilizando o programa de análise estatística SPSS for Windows, versão 20.0. O presente projeto será realizado, após aprovação do projeto no Comitê de Ética em Pesquisa, nas dependências do Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, no campus da USF. Os pacientes envolvidos no presente estudo serão usuários do Sistema Único de Saúde que sofreram fraturas e foram atendidos no HUSF. O atendimento prestado será feito com auxílio de aluno envolvido na iniciação científica caso aprovado.
Coordenador: GUILHERME CHOHFI DE MIGUEL
E-mail: guilherme.miguel@usf.edu.br

Título: ANÁLISE METALOGRÁFICA E CARACTERIZAÇÃO MEC NICA E METALÚRGICA DE INSTRUMENTOS ENDODÔNTICOS MANUAIS LEGÍTIMOS E FALSIFICADOS

Resumo: Temos como objetivo descrever as principais diferenças observadas pela inspeção visual entre instrumentos endodônticos manuais do tipo K originais e falsificados, juntamente com uma avaliação de resistência à flexão do instrumento, fadiga cíclica, acabamento da superfície, microdureza Vickers e composição química. Comparar aspectos visuais dos instrumentos original (Dentsply-Sirona) e falsificados, alegados como originais, supostamente com dimensões semelhantes às do instrumento do tipo K original, comprados em www.mercadolivre.com.br. Os instrumentos também serão avaliados sob a luz da estereomicroscopia e microscopia eletrônica de varredura (MEV). A flexibilidade dos instrumentos do tipo K original e falsificado será determinada através de ensaios de flexão a 45° de acordo com a ISO especificação 3630-1. Os instrumentos também serão submetidos à resistência à fadiga cíclica, medindo o tempo de fratura no canal artificial de aço inoxidável com ângulo de 60° e raio de curvatura de 5mm, de acordo com as especificações internacionais. As superfícies das fraturas de todos os fragmentos serão examinadas, por meio da MEV. As rugosidades dos instrumentos serão quantificadas usando um profilômetro, e o teste de microdureza será realizado usando um testador de dureza Vickers. Microanálise por raios-X dispersiva em energia (EDX) também será realizada para comparação da composição química. Os resultados serão analisados estatisticamente usando o teste t de Student em nível de significância de P <0,05.
Pretendemos encontrar várias diferenças e, que os instrumentos originais tenham maior resistência à fadiga cíclica e significativamente menor resistência à flexão do que instrumentos falsificados, bem como significativamente menor microdureza e rugosidade. Acreditamos que os instrumentos originais deverão superar os falsificados em todos os testes. Sendo assim uma estratégia importante de identificação para essas falsificações de instrumentos e impedir seu uso inadvertido.
Coordenador: ÉRICO DE MELLO LEMOS
E-mail: lemos.em@gmail.com

Título: ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM BIOPSICOSSOCIAL E TREINAMENTO CONCORRENTE EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO

Resumo:
A osteoartrite é uma das doenças reumáticas mais prevalentes na população e está associada ao envelhecimento e crescentes índices de obesidade. A principal característica no quadro clínico desses pacientes é a dor crônica. Diversos fatores explicam o quadro clínico do paciente com osteoartrite de joelho, com foco geralmente voltado para o aspecto físico da diminuição de força e equilíbrio. Mas para um olhar integral e humanizado sobre esse paciente, é necessário entender o seu quadro psicossocial. Fatores como ansiedade, depressão, medos e prévias concepções contribuem para o aumento da intensidade da dor nesses indivíduos. Objetivo: Avaliar se a adição de abordagens biopsicossociais ao protocolo de treinamento concorrente aplicado por fisioterapeutas, pode ser mais eficaz na redução da dor do que somente o protocolo de treinamento concorrente. Método: será realizado um estudo piloto com dois braços, que contará com o tratamento controle através do treinamento concorrente, que são exercícios aeróbios e anaeróbios feitos na mesma sessão, visando aprimorar diversas características dos indivíduos como força, resistência e aptidão cardiorrespiratória. Além disso, em um grupo será adicionado abordagens biopsicossociais, com técnicas de relaxamento, educação sobre dor e doença, meditação, visando abranger também os aspectos emocionais e sociais dos participantes. Serão realizadas avaliações no início e fim de tratamento após 6 semanas através de questionários, testes funcionais, avaliação de força e aptidão cardiorrespiratória.
Coordenador: ANDRÉ CABRAL SARDIM
E-mail: andre.sardim@usf.edu.br

Título: CONFORTO AMBIENTAL E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE

Resumo:
Essa proposta tem como base outros trabalhos já realizados entre o Hospital HUSF, o Serviço de Saúde Cândido Ferreira e o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Francisco através de parcerias técnico científicas, além do interesse de estudantes em aprofundar esses estudos, já que o curso de Arquitetura tem mostrado esse diferencial com relação aos demais existentes na região de abrangência da Universidade São Francisco. O objetivo principal deste projeto é avaliar o conforto ambiental e a eficiência energética das áreas internas dos Estabelecimentos de Saúde. A metodologia adotada é a de revisão bibliográfica e de projetos de referência sobre os temas que envolvem essa proposta. Serão realizadas, também, medições ?in loco? com equipamentos do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética do curso de Arquitetura e Urbanismo. Pretende-se com os estudos definir uma série de recomendações de projeto arquitetônico de acordo com o diagnóstico realizado, em cada caso, além de conscientizar os futuros profissionais da área sobre a necessidade de planejar ações que viabilizem a incorporação dos princípios da sustentabilidade ambiental na produção de edificações alicerçada no tripé social, econômico e ambiental, além de respeitar as questões culturais. O estudo e desenvolvimento de pesquisas na área de conforto ambiental em espaços internos das edificações permitem recomendações de intervenção para melhorar o conforto ambiental, térmico, lumínico, acústico e ergométrico. Espera-se a partir dos dados levantados realizar propostas de projetos de intervenção visando a humanização dos espaços para os usuários das mesmas.
Coordenadora: GLACIR TERESINHA FRICKE
E-mail: glacir.fricke@usf.edu.br

Título: DETERMINAÇÃO DA ECOTOXICIDADE DE CONSERVANTES UTILIZADOS EM COSMÉTICOS

Resumo:
Compostos de amônio quaternário, triclosan (TCS), sais de alumínio, além de ésteres alquílicos do ácido p-hidroxibenzóico (parabenos) são amplamente utilizados como conservantes em milhares de produtos cosméticos, alimentares e farmacêuticos. Em razão da grande complexidade envolvida no processo de bioacumulação e biomagnificação relacionados aos conservantes de cosméticos e alimentos, inúmeros ensaios ecotoxicológicos deveriam ser realizados em diferentes níveis tróficos, o que envolveria grande aparato tecnológico e alto custeio. Portanto este estudo tem a intenção de contribuir com o barateamento e simplificação das avaliações ecotoxicológicas, por meio do uso de um método alternativo de avaliação rápida e sem envolvimento de grandes recursos financeiros, infraestrutura e baixa produção de resíduos. Ensaios de toxicidade empregando sementes são ferramentas muito eficientes para avaliação da potencialidade tóxica de produtos que são utilizados em pequenas concentrações. Desta forma, as sementes tornam-se excelentes indicadores biológicos em ensaios toxicológicos que podem ser realizados em espaços que não exigem técnicas e equipamentos sofisticados, nem ambientes extremamente controlados, tornando-se uma metodologia importante para popularização dos ensaios toxicológicos e para avaliação dos possíveis efeitos ambientais de inúmeras substâncias utilizadas em produtos ligados a higiene pessoal que chega pelo esgoto, em grande quantidade, ao ambiente silvestre, frequentemente sem receber nenhum tipo de tratamento. Será adicionado ao estudo um método cromatográfico de validação que possa garantir a qualidade da substância, relacionada a sua identidade, pureza, teor e potência testadas.
Coordenador: FRANCISCO ANARUMA FILHO
E-mail: francisco.filho@usf.edu.br

Título: PRÁTICAS EDUCATIVAS A PESSOA ESTOMIZADA

Resumo:
Estoma e estomia são palavras de origem grega que significam boca ou abertura, utilizada para indicar a exteriorização de qualquer víscera oca através do corpo por causas variadas, desviando o trânsito normal. A estomia tem como objetivo realizar as funções do órgão danificado a partir de procedimento cirúrgico no qual é realizada uma abertura para contato com o meio exterior. O presente estudo tem como principal objetivo diagnosticar as principais dificuldades encontradas pela pessoa estomizada,visto que o processo de reabilitação deve ser implementado ao paciente e sua família já na fase diagnóstica, visando restituir-lhe as atividades de convívio social e melhorar sua qualidade de vida diante do impacto de aquisição do estoma. Será realizada uma pesquisa observacional, individual dos pacientes que frequentam o Polo de Estomia e Ambulatório de Especialidade HUSF. Espera-se identificar principais mudanças no estilo de vida do paciente estomizado, promover a reabilitação visando restituir hábitos sociais.
Coordenadora: RAQUEL DE SOUZA COLOMBO ARAGÃO
E-mail: raquel.aragao@usf.edu.br

Título: SAÚDE MENTAL: UMA QUESTÃO TEÓRICA?

Resumo:
Como um psicólogo se pauta para lidar com o problema da saúde mental? A partir da lei (determinação externa), e a partir das especificidades da sua abordagem (determinação particular). O psicólogo, por ele mesmo, não trabalha a partir de nenhuma especificidade comum a todos os psicólogos pois essa especificidade (epistêmica) não existe. A história da psicologia é a história de um campo fragmentado entre várias posições políticas e projetos teóricos profundamente diferentes. Mas há alguma coisa que possamos dizer que é comum aos psicólogos? Como proceder frente ao sofrimento, ao sintoma, ao mal-estar a partir de uma base mínima, mas comum de conhecimento? Existem pressupostos que compartilhamos como categoria profissional? Se sim, quais seriam eles? Essas são algumas das perguntas que norteiam esse trabalho, na proposta de tentar identificar, depois e um século e meio de desenvolvimento, se a psicologia ainda está realmente rendida ao seu próprio processo de dispersão e às normalizações das relações sociais de suas épocas, ou se já construiu pilares epistêmicos comuns a partir dos quais poderíamos pensar a questão do sofrimento.
Coordenador: VITOR PEQUENO
E-mail: vitor.pequeno@usf.edu.br

Título: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES SUBMETIDAS AS CIRURGIAS GINECOLÓGICAS (MAMA/ÚTERO)

Resumo:
Toda paciente tem direito a um pós-operatório seguro e orientações pertinentes para os cuidados que devem ser realizados para sua recuperação ser a mais tranquila e sem aborrecimentos. Além disto, direito de ser atendida por uma equipe preparada e atenciosa. Na grande maioria dos casos das cirurgias ginecológicas a orientação é a maneira mais eficaz de se evitar problemas e uma nova internação, então deve-se estimular todo o cuidado pós-operatório através de uma orientação eficiente, segura e de boa qualidade pela equipe multiprofissional. O objetivo da pesquisa é avaliar se as pacientes são orientadas quanto aos cuidados que devem ter no pós-operatório das cirurgias ginecológicas, tanto durante a internação quanto em casa. Além disto, será verificado se os profissionais da saúde sabem da relevância das orientações para um pós-operatório seguro, se é realizada alguma orientação e qual a dificuldade de implantação e utilização de tal procedimento. A pesquisa será realizada no ambulatório, na clínica cirúrgica e no setor de quimioterapia do Hospital Universitário do interior de São Paulo-Bragança Paulista, com profissionais da saúde e pacientes. A partir dos resultados encontrados será possível levantar estratégias para o desenvolvimento de orientações tanto das pacientes quanto dos profissionais da saúde com relação a implementação de orientações no pós-operatório, e consequentemente levar a uma diminuição no número de problemas e dúvidas das pacientes quando da alta hospitalar, além da diminuição de nova internação no hospital o que diminui o gasto para o Estado.
Coordenadora: SILMARA ALVES DE SOUZA
E-mail: silmara.alves@usf.edu.br

Título: ANÁLISES BIOINFORMÁTICAS DE PROTEÍNAS CAPTADORAS DE POLIAMINAS RELACIONADAS A FATORES DE VIRULÊNCIA E RESISTÊNCIA EM BACTÉRIAS DE INTERESSE MÉDICO E VETERINÁRIO

Resumo:
Transportadores do tipo ABC são complexos proteicos da membrana que tem como objetivo captar nutrientes necessários para as células de forma que são extremamente abundantes em todos os organismos desde procariotos a eucariotos. Um grupo de nutrientes frequentemente captado pelos transportadores ABC são as poliaminas: compostos nitrogenados relacionados a associação e proteção contra danos ao material genético o que influencia a biossíntese de ácidos nucleicos e de proteínas, mediando o crescimento e a proliferação celular. Sendo a captação de poliaminas feita por transportadores do tipo ABC, estas proteínas podem ser alvos para desenvolvimento de fármacos uma vez que se encontram presentes em bactérias resistentes ao antibióticos. O processo de desenvolvimento de fármacos é longo e intenso, mas a bioinformática traz diversas ferramentas que permitem fazer análises preditivas e in silico de forma a minimizar erros futuros e gastos desnecessários. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo analisar, a partir de ferramentas de bioinformáticas on line e gratuitas, a organização genômica e os níveis de estrutura de proteínas de transportadores ABC de poliaminas de bactérias resistentes aos antibióticos e que comentem humanos e animais domésticos. A partir destas análises será possível conhecer características físico-químicas destas proteínas e seu funcionamento gênico, de forma que poderemos traçar uma rota de experimentos moleculares como clonagem, expressão heteróloga e purificação destas proteínas em projetos futuros com o mínimo de viés experimentais que aumentam os custos e o tempo do trabalho na bancada.
Coordenadora: ALINE SAMPAIO CREMONESI
E-mail: a.sampaio@usf.edu.br

Título: IDENTIFICAÇÃO DE FITOQUÍMICOS EM EXTRATOS DE PLANTAS BRASILEIRAS

Resumo:
Os fitoquímicos estão presentes na maioria das plantas brasileiras, sendo fonte de antioxidantes com potencial anticarcinogênico, anti-inflamatório e neuroprotetor. Devido ao aumento da procura por alimentos com maior quantidade de nutrientes, e que possam proporcionar um aumento e proteção da saúde humana, é de interesse não apenas para a comunidade científica, mas também para a sociedade a identificação dos bioativos nas plantas nativas da região para não apenas estimular o consumo de alimentos que proporcionem saúde, mas também para valorizar a agricultura local e as plantas da região. A identificação de fitoquímicos nos extratos polares e apolares de plantas tem como objetivo contribuir com a identificação de bio-compostos capazes de promover a saúde. Para os testes fitoquímicos será realizado o preparo das amostras por meio de extração a frio em separado com os solventes hexano e/ou etanol e água para possibilitar a identificação da classe dos compostos tais como fenóis, taninos, antocianinas, antocianidinas, flavonóides, catequinas, flavononas, saponinas, alcaloides, triterpenóides e esteroides. Espera-se que os testes gerem resultados positivos para a identificação das classes dos fitoquímicos possibilitando no futuro novas pesquisas de quantificação e caracterização de bio-compostos, além da determinação dos efeitos benéficos na saúde.
Coordenadora: CIBELE PRISCILA BUSCH FURLAN
E-mail: cibele.furlan@usf.edu.br

Título: ANÁLISE DA SENSIBILIDADE DENTAL, ALTERAÇÃO DE COR E QUALIDADE DE VIDA APÓS O USO DE CLAREADORES DENTAIS ASSOCIADOS A DENTIFRÍCIOS CONTENDO AGENTES DESSENSIBILIZANTES

Resumo:
O objetivo desse estudo será avaliar se: 1) a aplicação dentifrícios contendo agentes dessensibilizantes durante o clareamento dental em diferentes concentrações alteram a sensibilidade pós-operatória; 2) o uso de dentifrícios com dessensibilizantes alteram o resultado cromático; 3) avaliar a qualidade de vida dos voluntários após aplicação dos tratamentos propostos.
No primeiro trabalho serão selecionados 40 voluntários entre 18 e 40 anos. Sendo divididos em 4 grupos experimentais clareados com um gel clareador de alta concentração de Peróxido de hidrogênio a 35% associado à 4 dentifrícios contendo diferentes agentes dessensibilizantes. Todos os voluntários utilizarão somente os dentifrícios contendo dessensibilizantes fornecidos pelos pesquisadores e os agentes clareadores serão aplicados em 3 sessões: no 1º, 7º e 14º dias do estudo. No momento inicial e final será realizada a tomada de cor através da escala Vita. Serão realizadas as mensurações da sensibilidade através da escala visual analógica de dor, através de estímulos táteis e evaporativos. O objetivo do segundo estudo será avaliar a sensibilidade dental após a utilização de um gel clareador contendo cálcio em baixa concentração de peróxido de hidrogênio (10%) associados ao uso de 4 contendo dessensibilizantes. Serão selecionados 40 voluntários, divididos nos grupos experimentais (n=10). Serão realizadas as mensurações da sensibilidade no 1º, 7º e 14º dias de uso do clareador através da escala visual analógica de dor, através de estímulos táteis e evaporativos. No momento inicial e final será realizada a tomada de cor através da escala Vita. No terceiro estudo, pacientes tratados serão avaliados através dos questionários Escala de Autoestima de Rosenberg/UNIFESP-EPM; Oral Health Impact Profile-14 Brasil e Questionário de Impacto Psicossocial de Estética Dental PIDAQ-Brasil/UNIFESP. Todos os dados serão analisados através de análise estatística.
Coordenadora: CRISTIANE FRANCO PINTO CASAMASSA
E-mail: cristiane.pinto@usf.edu.br

Título: EFEITO DO SISTEMA DE POLIMENTO NO BRILHO E RUGOSIDADE DE RESINAS COMPOSTAS
Resumo:
Mudanças na formulação das resinas compostas têm sido propostas visando obter melhorias em suas propriedades mecânicas e estéticas. Neste sentido, materiais contendo diferentes matrizes resinosas têm sido produzidos nos últimos anos. A busca por estética e longevidade também levou ao desenvolvimento de diferentes sistemas de polimento. Desta forma, este estudo se propõe a avaliar o efeito de sistemas de polimento contendo um, dois ou três passos na rugosidade e brilho de resinas compostas nanohíbridas contendo diferentes monômeros resinosos. Espécimes de quatro tipos de resina composta (GrandioSO, Admira Fusion, Charisma Diamond e Opus Bulk) serão polidos utilizando-se sistemas de polimento de um, dois ou três passos (n = 10/grupo). Os espécimes serão escovados (5500 movimentos) em uma máquina de escovação artificial utilizando-se dentifrício fluoretado e escovas macias. Os valores de brilho e rugosidade antes e depois da escovação serão avaliados. Os dados serão analisados de acordo com a estatística apropriada.
Coordenadora: 

E-mail: 

Título: ASSOCIAÇÃO ENTRE OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO E O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, PERFIL DO SONO E ASPECTOS NUTRICIONAIS: PROPOSTA DE CORRELAÇÃO MÚLTIPLA

Resumo: O objetivo geral do presente projeto é adotar a análise de correlação múltipla para elucidar se a atividade física, perfil do sono e aspectos nutricionais apresentam forte associação com os sintomas da depressão. Trinta indivíduos (idade compreendida entre 18 - 60 anos) de ambos os sexos serão selecionados para o presente estudo. Como critérios de inclusão serão considerados o indivíduo ser avaliado por profissionais especializados na área frente Inventário Beck de Depressão. A avaliação do nível de atividade física será procedida via International Physical Activity Questionnaire. Os questionários de Horne e Östberg, Escala de Sonolência de Epworth e Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh serão utilizados para avaliação do perfil do sono. A ingestão alimentar dos voluntários será investigada via Recordatório Alimentar de 24h e Questionário de Frequência Alimentar. Os dados serão comparados frente a análise de correlação múltipla. Nosso modelo considerará os escores provenientes do Inventário Beck como variável dependente, sendo essa aquela a ser prevista pelas variáveis independentes. Dessa forma, os resultados advindos dos questionários para avaliação do nível de atividade física, perfil do sono e aspectos nutricionais serão considerados como variáveis independentes. Aguardamos que o modelo de correlação múltipla aqui adotado possa revelar quais fatores relacionados ao nível de atividade física, perfil do sono e aspectos nutricionais apresentam correlação forte e inversa aos sintomas depressivos. Adicionalmente, esperamos que os resultados advindos do presente projeto possam auxiliar psicólogos e psiquiatras no acompanhamento dessa condição, sobretudo frente a influência do tratamento nos fatores (e.g. atividade física, perfil do sono, nutricional) associados à depressão.
Coordenador: LEONARDO HENRIQUE DALCHECO MESSIAS
E-mail: leonardo.messias@usf.edu.br

Título: AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DAPAGLIFOZINA NO CONTROLE DA GLICEMIA DE PACIENTES CARDIOLÓGICOS ESTÁVEIS HOSPITALIZADO

Resumo:
A hiperglicemia em pacientes hospitalizados está associada com aumento de mortalidade, tempo internação, infecções e custos hospitalares. Atualmente o controle da glicemia em pacientes hospitalizado é feito com uso de insulina regular após a realização da glicemia capilar em horários determinados pela médico, sendo que este método tem as desvantagens da correção hiperglicemia de forma atrasada e após esta estar elevada por um determinado período de tempo, disponibilidade de recursos humano para sua realização, necessidade de várias perfurações dedo do paciente com agulha e custos com materiais. A Dapaglifozina, um inibidor do SGTL2, reduz significativamente a glicemia em pacientes ambulatórias com os benefícios de não causar hipoglicemia, não tem interação com contraste iodado, além da fácil posologia com uma única tomada ao dia. Objetivo: Avaliar eficácia da Dapaglifozina no controle glicêmico de pacientes estáveis cardiológicos hospitalizados. Métodos: Estudo clínico randomizado com 100 pacientes divididos em dois grupos, N=50 Grupo Controle e N=50 Grupo Intervenção, na qual compararemos o valor médio da glicemia e da quantidade de insulina recebida, utilizando-se o modelo atual protocolado pelo hospital universitário realizado através da glicemia capilar associado a insulina regular versus Dapaglifozina mais modelo atual.
Coordenador: MURILLO DE OLIVEIRA ANTUNES
E-mail: murillo_antunes@terra.com.br

Título: AVALIAÇÃO DO PAPEL DOS TRANSPORTADORES DE POLIAMINAS NA FORMAÇÃO DE BIOFILME POR STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE E KLEBSIELLA PNEUMONIAE

Resumo: Streptococcus pneumoniae e Klebsiella pneumoniae são patógenos humanos de grande importância mundial, pois juntos causam mais de 1 milhão de mortes anuais no mundo todo. São bactérias capazes de colonizar as mucosas de forma assintomática, podendo, em indivíduos susceptíveis, invadir sítios estéreis e causar pneumonia, meningite, abcessos hepáticos, infecção urinária, dentre outras doenças. São dois patógenos capazes de formar biofilme uma situação que favorece a colonização e a dispersão bacterianas, além de possibilitar o surgimento de cepas multirresistentes a drogas, contribuindo para o aumento da virulência durante as infecções. A formação de biofilme está diretamente relacionada com a comunicação via quorum sensing e a produção de moléculas auto indutoras do tipo 2 (AI-2). Alguns estudos recentes relacionam a presença de poliaminas e seus transportadores com a formação de biofilme por alguns microrganismos; a diminuição de poliaminas intracelulares, bem como a deleção das proteínas responsáveis pelo seu transporte foram capazes de inibir a formação de biofilme em Escherichia coli, Yersinia pestis e Bacillus subtilis. Dessa forma, o presente trabalho visa investigar o papel das poliaminas e seus transportadores na formação de biofilme e comunicação via quorum sensing em S. pneumoniae e K. pneumoniae. Para tanto, cepas mutantes para os genes responsáveis pelo transporte das poliaminas serão obtidas utilizando a metodologia CRIPR/Cas9 que será padronizada em nosso laboratório e comparadas às bactérias selvagens, quanto à habilidade de se comunicar via quorum sensing e formar biofilme in vitro e in vivo, visando caracterizar os mecanismos que possibilitem a inibição da formação de biofilme por estes patógenos.
Coordenador: THIAGO ROJAS CONVERSO
E-mail: thiago.converso@usf.edu.br

Título: RESPOSTA METABOLÔMICA AGUDA FRENTE A UMA SESSÃO DO PROGRAMA CROSSFIT®: ASSOCIAÇÃO COM O DESEMPENHO FÍSICO

Resumo:
O objetivo geral do presente projeto é analisar se o workout of the day (WOD), quando realizado em forma de competição simulada do Crossfit®, modula o metaboloma sérico de praticantes eutróficos. Quinze indivíduos, saudáveis, ativos, praticantes de Crossfit® e de ambos os sexos serão selecionados para o presente estudo. A primeira sessão experimental será destinada a avaliação antropométrica, análise de possíveis riscos à saúde e nível de atividade física. Não suficiente e como via de caracterização, os praticantes serão avaliados enquanto perfil do sono, incluindo análise do cronotipo, distúrbios e qualidade do sono. A segunda sessão será destinada a execução do WOD. Esse será moldado em concordância com o último WOD adotado pelo programa Crossfit® como classificatório para o campeonato mundial da modalidade. O desempenho será mensurado pelo tempo dispendido para realização dos esforços que compreendem o WOD. Previamente a execução, logo após e no 10° e 20° após o WOD coletas sanguíneas serão realizadas para posterior análise metabolômica. A escolha pela estatística paramétrica ou não paramétrica será realizada após verificação da normalidade dos dados e homogeneidade das variâncias. Ferramentas quimiométricas de análise estatística multivariada serão utilizadas. A identificação dos metabólitos selecionados como discriminantes será feita através de estudos de fragmentação via técnicas de MS/MS. A partir dos metabólitos encontrados como discriminantes, serão avaliadas as vias metabólicas originária de tais metabólitos através de ferramentas como pathway browser (Reactome). Dentre a gama de inferências resultantes da presente proposta, aguardamos que os resultados advindos dessa pesquisa possam auxiliar na prescrição e controle da carga de treinamento físico do programa Crossfit®. Em adição, acreditamos que o mapeamento metabolômico aqui proposto abrirá diversos campos investigativos envoltos da modalidade e do contexto esportivo.
Coordenador: LEONARDO HENRIQUE DALCHECO MESSIAS
E-mail: leonardo.messias@usf.edu.br

Título: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE PACIENTES USUÁRIOS DE AGENTES ANTIRREABSORTIVOS SOBRE O RISCO DE OSTEONECROSE INDUZIDA

Resumo:
A osteonecrose maxilar induzida por medicamentos (ONMIM) representa uma condição adversa de grande morbidade relacionada ao uso de medicações chamadas antirreabsortivas, como os bisfosfonatos, inibidores de RANK-L e antiangiogênicos. Muitos usuários dessas medicações desconhecem a possibilidade de tal efeito adverso, o que os impede na integração de um plano de tratamento odontológico na tentativa de se limitarem fatores de risco relacionados ao desenvolvimento da doença, como a presença de cárie avançada e doença periodontal. A atuação odontológica preventiva com pacientes usuários dessas medicações é essencial na tentativa de se evitar o desenvolvimento de uma condição (ONMIM) que ainda persiste sem um tratamento efetivo. Assim, esta pesquisa visa avaliar o Avaliar o conhecimento de pacientes usuários de medicações antirreabsortivas do serviço público de saúde da cidade de Bragança Paulista, SP, sobre o risco de osteonecrose induzida. Este estudo transversal e quantitativo será realizado nas dependências do Hospital Universitário da Universidade São Francisco (USF) e serviço público de saúde da cidade de Bragança Paulista. Consistirá na aplicação de um questionário contendo questões fechadas e abertas a pacientes usuários do sistema de saúde que apresentem enfermidades ósseas e/ou oncológicas, sobre o seu conhecimento a respeito de ONMIM e das medicações relacionadas à morbidade. Os dados obtidos serão tabulados, analisados e submetidos à análise estatística descritiva considerando nível de significância de 5%. Espera-se que o estudo contribua para o desenvolvimento de atividades educativas para profissionais de saúde e pacientes usuários de agentes antirreabsortivos sobre o risco de ONMIM associado e assim, almeja-se estimular atividades preventivas que diminuam o risco para o desenvolvimento da doença
Coordenadora: PATRICIA MARIA WIZIACK ZAGO
E-mail: patricia.zago@usf.edu.br