handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo


Categoria
Projetos PICITExt 2022-2023

Título: PLATAFORMA WEBLAB PARA A GESTÃO REMOTA DE LABORATÓRIOS DA ÁREA DE ENGENHARIA 

Resumo: Este projeto tem como finalidade o desenvolvimento, implementação e aperfeiçoamento da plataforma computacional, WEBDIG integrada e configurável para modelos de ensino-aprendizagem com ênfase em Educação 4.0. Trata-se de uma plataforma flexível, e que possibilitará o gerenciamento e desenvolvimento de experimentos controlados remotamente via rede Internet com enfoque em aplicações educacionais. A plataforma permitirá criar ambientes digitais dedicados à educação no âmbito docente-discente-instituição. Utiliza-se o serviço Web da Internet como infraestrutura de comunicação, é basicamente a incorporação de sistemas e tecnologias digitais tais como Internet das Coisas, Big Data, Computação em Nuvem, Sistemas de Simulação, Robótica Avançada, Inteligência Artificial, de modo que haja integração entre os seus componentes físicos e virtuais em sistemas cyber-físicos. Configura se o que se convencionou chamar de laboratórios 4.0. O sistema WEBDIG será integrado à plataforma internacional de laboratórios remotos SARL (Smart Adaptive Remote Laboratory), desenvolvida na Florida Atlantic University (FAU), Estados Unidos. A plataforma SARL é um sistema desenvolvido para disponibilizar laboratórios para estudantes de todo o mundo
Coordenador: VICENTE IDALBERTO BECERRA SABLÓN
E-mail: vicente.sablon@usf.edu.br

Título: PLANEJAMENTO SUSTENTÁVEL: DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS ECOAMIGÁVEIS COM ÊNFASE NA SAÚDE E CUIDADOS PESSOAIS

Resumo: As grandes rápidas transformações no perfil do mercado de consumo de cosméticos, aliadas aos avanços das pesquisas tecnológicas, tem propiciado novas oportunidades para diversos segmentos industriais. Uma das inovações de grande repercussão desse processo está relacionada ao desenvolvimento de produtos baseados na crescente utilização de insumos vegetais. Neste projeto são apresentadas propostas para uso de derivados de plantas no desenvolvimento de produtos para saúde e que remetem ao autocuidado, beleza e bem-estar. O projeto proposto visa a produzir formulações eco-amigáveis, com uso de ingredientes eco certificados e livres de ortoftalatos, parabenos, e demais disruptores endócrinos. O estudo da replicabilidade farmacotécnica das formas a serem desenvolvidas possibilitará a transferibilidade em escalas magistral e industrial. Serão realizados testes para avaliar a qualidade física, físico-química e microbiológica; análise sensorial, avaliação da aceitabilidade (apreciabilidade) dos produtos desenvolvidos e finalmente oferecer uma contribuição para ampliar a aplicabilidade matérias-primas de fontes vegetais, eco certificadas nos diferentes campos farmacêuticos.
Coordenadora: IARA LÚCIA TESCAROLLO
E-mail: iara.dias@usf.edu.br

Título: COMPUTAÇÃO APLICADA EM SISTEMAS BIOLÓGICOS

Resumo:  Com a evolução da computação, várias áreas começaram a ter melhorias, entre elas a parte de diagnósticos por imagem da área médica, estudos da dor e . Este projeto tem o objetivo de detectar, com utilização da inteligência artificial,machine learning, processamento
de imagem e computação de alto desempenho a predição de possível transtorno de espectro autista em pacientes. Se utilizando de comparação de pessoas com e sem o TEO será possível fazer a avaliação. Com isso, algoritmos para detecção agregando essas diversas técnicas serão utilizados para que seja possível essa detecção precoce do autismo. Os resultados serão uma indicação de diagnóstico e a criação de banco de dados para auxiliar no diagnóstico do TEA. O \textit{machine learning} representa um conjunto de ferramentas utilizadas para encontrar relacionamentos não triviais, predizer comportamentos ou classificar um conjunto de elementos. Esse tipo de técnica tem sido utilizada para os mais diversos fins, dentre os quais, destacam-se os estudos relacionados à dor. Nesse tipo de estudo, são necessários muitos testes preliminares antes do delineamento final dos experimentos direcionados à investigação de determinado alvo, além da grande quantidade de testes necessários para o mapeamento de agentes, por exemplo, que podem ativar ou bloquear determinado receptor. O objetivo desta pesquisa consiste em construir um \textit{framework} que receba conjunto de dados, tais como aqueles produzidos em análises de dose-resposta de uma substância específica, testes comportamentais que avaliam o limiar de retirada de pata após ativação ou bloqueio de alvos relacionados à via nociceptiva, além de outros dados e algoritmos de machine learning que consigam predizer resultados, o que implicaria em melhora na eficiência experimental considerando o menor número de testes necessários e também na redução do uso de animais.
Coordenador: FABIO ANDRIJAUSKAS
E-mail: fabio.andrijauskas@usf.edu.br

Título: DESINFECÇÃO COM OZÔNIO: PROJETO DE CIRCUITO PARA SENSOR ELETROQUÍMICO E ANÁLISE DA DIFUSÃO DO GÁS - FASE II

Resumo:  Durante a pandemia da covid-19, o ozônio foi considerado um gás desinfetante, e muito utilizado em ambientes fechados para descontaminar luvas e pessoas. Entretanto, em altas concentrações, ele é tóxico para o ser humano e poluente para o meio ambiente. Desta forma, a Fase I do Projeto de Iniciação Científica objetivou o estudo do comportamento do ozônio na troposfera por dispersão e consumo químico. Para tanto, foi realizada uma uma revisão bibliográfica sobre o tema, com identificação das reações naturais e na presença de catalisadores, além da dispersão, para que estas informações alimentem a simulação de dispersão que está sendo desenvolvida e será concluída nesta proposta de Fase II do projeto. Concluiu-se, com os resultados obtidos na Fase I do projeto de Iniciação Científica, que mesmo com uma boa dispersão e com um rápido consumo do gás ozônio, é necessário que se determine o tempo de decomposição da concentração do ozônio no ambiente quando ele for utilizado para desinfetar ambientes fechados.É justamente para sanar tal problema, que se propõe a Fase II do projeto de Iniciação Científica.
Coordenadora: ANNETE SILVA FAESARELLA
E-mail: annete.faesarella@usf.edu.br

Título: NOVOS MODELOS DE GESTÃO E A TRANSFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES  

Resumo: As organizações existem em um contexto de permanente intercâmbio com o ambiente de negócios, com o qual estabelecem trocas influenciando e sendo influenciadas. As alterações constantes nesse ambiente e a crescente complexidade do mundo contemporâneo, exercem pressão sobre as organizações, induzindo reações que, muitas vezes, implicam na revisão estratégica e de seu modelo de gestão, dando abertura para a adoção de novas práticas. O ESG tem figurado como promotor da adoção de boas práticas de governança social, ambiental e corporativa e funciona como um guarda-chuva que congrega três grandes responsabilidades das empresas, a responsabilidade social, a responsabilidade com o ambiente e a responsabilidade com a ética e a sustentabilidade dos negócios, além de manter um estreito vínculo com os 17 ODS. Por meio dessa pesquisa espera-se compreender as características do ESG, para identificar como ele pode pautar novos modelos de gestão, se há e quais são as limitações para adoção do ESG por empresas de médio e pequeno porte, identificar a existência de mecanismos de incentivo para a adoção de práticas ESG, além de contribuir com a compilação de itens que favoreçam uma autoavaliação para a implementação do ESG nas empresas. 
Coordenadora: SIMONE CRISTINA SPIANDORELLO
E-mail: simone.spiandorello@usf.edu.br