handtalk
#os menus sao dividos pelos pipes, os links devem ter o mesmo numero de titles_breadcrumb

Iniciação Científica

Meio Ambiente


Categoria
Projetos PICITExt 2017-2018

Título: ESTUDO DO COMPORTAMENTO, IDENTIFICAÇÃO E POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO DO SOLO POR ANTIBIÓTICOS USADOS NA PRODUÇÃO ANIMAL

Resumo: É de conhecimento geral que a indústria de fármacos veterinários é responsável por manter a saúde animal e a produtividade de diversos rebanhos, mantendo assim a segurança do alimento em todo o mundo. Na década de 1980 e 1990, houveram fusões de diversas empresas de produtos veterinários, tendo como motivação a necessidade de maiores recursos para as atividades de pesquisa e desenvolvimento, sendo o Brasil um dos cinco maiores mercados de produtos veterinários em todo o mundo. A produção animal é uma das atividades mais expressivas do agronegócio brasileiro. A fim de assegurar a produtividade e a competitividade do setor, a utilização de medicamentos com fins terapêuticos e de profilaxia é uma prática bastante comum. Antibióticos têm sido amplamente utilizados na produção de animais. Muitos deles não são totalmente metabolizados no organismo animal e seus metabólitos têm sido detectados em amostras de solo e efluentes. A ocorrência desses resíduos no meio ambiente favorece a resistência microbiana aos agentes antibióticos, além de causar problemas de ordem toxicológica a determinados organismos vivos. Os antibióticos de uso veterinário são representados por moléculas anfóteras, com vários grupos funcionais ionizáveis, peso molecular variável e baixos potenciais de volatilização. Em relação aos pesticidas, esses compostos apresentam maiores valores de solubilidade em água e menores valores de coeficiente de partição n-octanol- água, provavelmente devido à presença de muitos grupos funcionais ionizáveis, o que sugere menor potencial de bioacumulação e maior mobilidade no solo. O intuito deste projeto é quantificar o potencial de contaminação dos antibióticos Amoxicilina Monoidratada e Cloridrato de Ciprofloxacino e desenvolver métodos para tratamento químico e microbiológico através de análises ambientais, com o intuito de buscar alternativas de baixo custo e eficientes para a descontaminação ambiental ocasionada por esses fármacos.

Coordenadora: ALLINE ARAÚJO CURIEL - alline.curiel@usf.edu.br


Título: ESTUDO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE COLETORES SOLARES TÉRMICOS DE BAIXO CUSTO PARA O AQUECIMENTO DE ÁGUA

Resumo: O projeto irá consistir na construção de um coletor solar alternativo de materiais recicláveis simples (garrafas PET, embalagens Tetra Pak, canos PVC entre outros materiais), ou seja, de baixo custo, para aplicações domésticas simples. O sistema coletor e armazenador será equacionado e dimensionado de acordo com toda a teoria termodinâmica e de transferência de calor, com intuito de suprir o funcionamento mensal de um chuveiro elétrico para higiene pessoal (banho). O coletor solar será submetido a testes experimentais em campo na comunidade Menino Chorão de Campinas, para verificar a sua eficiência energética. Estes testes serão realizados em condições climáticas usuais, isto é, céu aberto, parcialmente nublado e nublado. Os parâmetros a serem analisados serão os seguintes: a temperatura do absorvedor em três profundidades; ganho térmico do fluido; rendimento térmico do coletor, e desempenho do armazenador. Os dados coletados serão comparados com os cálculos realizados para verificação da viabilidade econômica e eficiência energética do coletor solar de baixo custo.

Coordenador: DANIEL LOUREIRO - daniel.loureiro@usf.edu.br



Título: H.E.M.S. - HABITAÇÃO ECONÔMICA MODULAR SUSTENTÁVEL

Resumo: Este projeto de pesquisa de iniciação científica pretende abordar temáticas envolvidas na questão do meio ambiente relacionada às praticas da Arquitetura e Urbanismo, embasadas por pesquisas, coleta de dados e revisões bibliográficas. Visa principalmente à formação de uma linha de pesquisa no que se refere à criação de uma arquitetura modular econômica e sustentável. Para tanto será objeto de estudo como enfoque principal a criação de módulos habitacionais que atendam as questões fundamentais da sustentabilidade acatando as normas dos principais certificados ecológicos nacionais e internacionais. Pretende-se que o projeto a se elaborar instigue a discussão e reflexão do tema sugerido, além da produção de um conteúdo acadêmico sobre as questões construtivas de interesse do meio ambiente, compreendendo as problemáticas e propondo soluções constituindo um acervo bibliográfico acadêmico de pesquisa que contribua com o processo de construção modular sustentável, permitindo a introdução de estudantes de graduação, na pesquisa científica apoiando-os teórica e metodologicamente na realização de projetos de pesquisa.

Coordenador: MARCELO FERNANDES PIOVANI - marcelo.piovani@usf.edu.br



Título: A APLICAÇÃO DE ENSAIOS DA MECÂNICA DOS SOLOS PARA A INCLUSÃO DE GEOINDICADORES RELACIONADOS A EFICIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE MURO DE ARRIMO


Resumo: Atualmente na escala mundial, cada R$ 1 investido em prevenção equivale, em média, entre R$ 25 e 30 de obras de reconstrução pós- evento. Os desastres têm magnitudes amplas e variadas, fundamentalmente pela falta de alocação de recursos e pela escassez de textos que orientem para a fase de prevenção. Isso é um fato, que preocupa órgãos nacionais e internacionais.Entre os desastres naturais o deslizamento se solos é um dos principais causadores de danos, porem através da verificação de características próprias dos solos e de técnicas de contenção/prevenção, como a construção de muro de arrimo, muitos deslizamentos futuros poderão ser evitados. O município de Bragança Paulista apresenta áreas de deslizamentos que são caracterizadas como eventos naturais ou acidentes naturais, porem estas áreas já mapeadas podem “evoluir” para desastres naturais, se não for realizada nenhuma forma de contenção/prevenção. Sendo assim o tema proposto irá realizar A aplicação de ensaios da mecânica dos solos para a inclusão de Geoindicadores (indicadores ambientais) relacionados a eficiência da construção de muro de arrimo.

Coordenador: RAFAEL AUGUSTO VALENTIM DA CRUZ MAGDALENA - rafael.magdalena@usf.edu.br


Título: DESENVOLVIMENTO DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL ATRAVÉS DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS, APLICADA AO TRATAMENTO DE EFLUENTES

Resumo: A essência deste projeto é definir parâmetros estatísticos para o desenvolvimento de um planejamento experimental para serem aplicados aos processos de tratamento de efluentes industriais, com o intuito de buscar processos alternativos e de baixo custo para calcular eficiência e rendimento dos processos de tratabilidade de efluentes orgânicos, além do mais, este projeto busca alternativas que garantam por um tempo maior a permanência do recurso hídrico na indústria, diminuindo assim o consumo desacerbado de água. Assim o objetivo específico deste projeto é compreender as técnicas de planejamento experimental existentes na literatura atual e verificar a aplicabilidade destas ferramentas nos ensaios de Tratamento de Efluentes Industriais realizados no L.T.E, a fim de melhorar as condições experimentais. Como linha norteadora deste projeto serão utilizados das experiências do grupo de pesquisa presente no L.T.E, com o intuito de fornecer uma estimativa do erro experimental, aumentar a precisão de um experimento pela redução do erro padrão da média de um tratamento, aumentar o escopo de inferência do experimento pela seleção e uso apropriado de unidades experimentais de maior variabilidade e efetuar controle da variância do erro.

Coordenador: SAMUEL BARBOSA PERONDINI - Samuel.Perondini@usf.edu.br