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Iniciação Científica

Novas Metodologias de Ensino, Aprendizagem e Avaliação


Categoria
Projetos PICITExt 2017-2018

Titulo: INOVANDO MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FARMÁCIA COM O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE COSMETOLOGIA

Resumo: No atual contexto social, no qual os meios de comunicação estão potencializados pelo avanço das novas tecnologias e pela percepção do mundo vivo como uma rede de relações dinâmicas e em constante transformação tem-se discutido a necessidade de urgentes mudanças nas instituições de ensino superior visando, entre outros aspectos, à reconstrução de seu papel social. Neste cenário, o uso de metodologias ativas de aprendizagem com a participação do discente no seu processo de construção do conhecimento torna-se importante ferramenta na discussão sobre o que se ensina, como se ensina e para que se ensina. A Cosmetologia constitui-se numa disciplina integrante da grade curricular de farmácia, envolve conteúdo multidisciplinar, cujo objetivo foca abordagem dos conceitos relativos aos produtos de higiene pessoal, e cosméticos; anatomofisiologia da pele e anexos; permeabilidade seletiva da superfície cutânea; desenvolvimento de produtos; perfumes e legislação. O objetivo deste trabalho consiste na articulação de um processo ensino-aprendizagem em cosmetologia, através da elaboração e aplicação das Sequências de Ensino-Aprendizagem (SEA) com o tema Formulações Verdes estimulando também o uso de software livre para o desenvolvimento de produtos. Além da integração dos conteúdos interdisciplinares, pretende-se a transdisciplinaridade através da abordagem relacionada ao Meio Ambiente e Sustentabilidades atualmente presentes na formação do farmacêutico. A aplicação da metodologia ativa proposta neste trabalho visa a implementação de um modelo pedagógico inovador e de grande importância para o planejamento de estratégias de ensino.

Coordenadora: IARA LÚCIA TESCAROLLO – iara.dias@usf.edu.br

Titulo: PROGRAMA DE FORMAÇÃO GERAL ASSOCIADO ÀS ATITUDES E AO DESEMPENHO FRENTE AO PADUSF E AO ENADE

Resumo: A USF adota diferentes estratégias de ensino e aprendizagem visando capacitar seus alunos para o mercado de trabalho. Entre essas estratégias destacam-se o Programa de Avaliação Discente (Padusf) e o Programa de Formação Geral (PFG), que visam criar ações voltadas à melhoria do processo ensino-aprendizagem. Nesse processo, é importante considerar tanto variáveis cognitivas quanto variáveis afetivo-emocionais tais como as atitudes, as quais estão fortemente relacionadas ao conhecimento, ao sentimento e ao comportamento do indivíduo frente à determinada situação e/ou objeto. Conhecer as atitudes de um sujeito ou de um grupo de sujeitos, bem como as variáveis suscetíveis ao contexto acadêmico, pode auxiliar na compreensão e predição das ações perante o objeto, além de contribuir para o melhor desempenho em uma atividade que envolve esse objeto/situação. O objetivo maior dessa pesquisa é verificar a associação entre o PFG, as atitudes e o desempenho dos estudantes frente ao Padusf e ao Enade. Serão sujeitos da pesquisa aproximadamente 600 estudantes de graduação agrupados por curso e área de conhecimento. Os instrumentos serão o Questionário de conhecimento do estudante sobre o Enade, a Escala Informatizada de Atitudes frente ao Enade (eEAEnade), as notas de desempenho no Padusf e no PFG. Os instrumentos ficarão disponíveis em ambiente virtual e levam em média 30 minutos para serem respondidos. Os dados serão analisados por programas computacionais específicos por meio de testes estatísticos para verificar diferenças de atitudes e desempenho entre categorias de variáveis qualitativas e as associações entre as atitudes e o desempenho.

Coordenadora:
CLAUDETTE MARIA MEDEIROS VENDRAMINI - claudette.vendramini@usf.edu.br
Participantes: FERNANDA LUZIA LOPES  |  NAYANE MARTONI PIOVEZA

Título: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA: DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS E MODELOS TRIDIMENSIONAIS PARA ATENDER AS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA USF

Resumo: Já se é sabido da grande dificuldade de aprendizagem dos alunos nas ciências naturais, o que inclui a química. A utilização de experimentos como ferramenta facilitadora neste processo é muito importante, uma vez que possibilita ao discente assimilar com mais evidência os conceitos abordados durante as aulas. Entretanto, a utilização destes experimentos deve ser feita de maneira planejada. A utilização de experimentação com roteiros e após a discusão de conteúdos em sala de aula não apresenta muitas vantagens no processo de aprendizado do discente. Em contra partida, quando o docente expõe o aluno em situações problemas ou situações que permitam, através de uma investigação, observar as similaridades em certo fenômeno, este consegue, gradativamente construir um pensamento científico/crítico. Deve-se também deixar claro que, em uma disciplina, o que faz com que seu ensino seja satisfatório não é a quantidade de aulas práticas inseridas em seu cronograma de atividades e sim a qualidade da maneira na qual o docente a ministra sempre garantindo que a a individualidade (no processo de aprendizado) dos alunos seja levada em consideração. A partir do aqui exposto esse projeto visa o desenvolvimento de atividades práticas para o uso específico nos diferentes cursos de Engenharias da Universidade, garantindo que as atividades desenvolvidas contribuam de maneira significativa na formação de cada profissional. Além disso, o projeto também visa a construção de modelos tridimensionais em Química e Ciência de Materiais com o uso de materiais recicláveis a fim de facilitar a compreensão de algumas teorias da área.

Coordenador: GARBAS ANACLETO DOS SANTOS JUNIOR - garbas.junior@usf.edu.br

Título: ESTUDO DA LUZ PELA FOTOGRAFIA: ANÁLISE DE SOLUÇÕES DE ILUMINAÇÃO NATURAL A PARTIR DE MAQUETES USANDO IMAGENS DE GRANDE ALCANCE DINÂMICO

Resumo:
O estudo prático das condições de iluminação no ambiente construído é atividade essencial para a melhor compreensão do estado da arte das soluções tecnológicas e arquitetônicas existentes. Entre as ferramentas disponíveis os modelos físicos, também conhecidos por maquetes, demonstram ter muitas possibilidades, pois pode ser utilizado para representar projetos ainda não executados e espaços não existentes. Desta forma, o estudo dos espaços arquitetônicos a partir de modelos pode ser usado tanto para detectar problemas antes da construção como entender as condições em uma avaliação pós-ocupação. Contudo, para estudos de iluminação em maquetes, esses geralmente ficam restritos a aspectos visuais e estéticos, pois as ferramentas de medição adequadas têm um custo muito alto e uso complexo. O uso de técnicas fotográficas com as imagens de grande alcance dinâmico (high dynamic range imaging - HDR) pode contribuir para superar essas barreiras. A presente pesquisa tem por objetivo avaliar propostas de melhoria de iluminação natural de exemplares arquitetônicos previamente selecionados e estudados a partir do uso de imagens HDR para registro de modelos físicos. Serão feitos estudos com as condições atuais dos espaços internos e fachadas, bem como a aplicação de soluções arquitetônicas para melhor aproveitamento na utilização da luz natural. Os resultados serão comparados a partir das imagens HDR.

Coordenador: DENNIS FLORES DE SOUZA - dennis.souza@usf.eedu.br

Título: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Resumo: O presente projeto tem como foco, estudar o quanto a aplicação de metodologias ativas no curso de Engenharia Civil é uma melhoria de ensino que promove o desenvolvimento intelectual e o crescimento profissional no ensino superior, edificando capacidades institucionais e fomentando a inovação acadêmica. Este projeto de pesquisa visa de maneira mais ampla, abordar a formação acadêmica do engenheiro civil, a gestão e avaliação dos sistemas educacionais existentes para os cursos de Engenharia Civil, com o intuito de compreender quais as abordagens das atividades para a concretização profissional e desenvolvimento intelectual destes profissionais. Como objetivos específicos, esta pesquisa pretende investigar quais as Metodologias Ativas mais relevantes para a formação acadêmica no curso de Engenharia Civil; apontar os pontos satisfatórios e que contribuem para a formação do engenheiro civil com a utilização de Metodologias Ativas; compreender qual a estrutura necessária para o desenvolvimento de Metodologias Ativas no referido curso, no que se refere às tecnologias necessárias para tal. O processo de coleta de dados se dará com o levantamento e leituras de artigos científicos e bibliografias internacionais para compilar as ideias-base do estudo comparando as informações abordadas a partir de diferentes pontos de vista e publicações.

Coordenadora: RENATA BERNARDO - renata.bernardo@usf.edu.br

Título: OS TRAÇOS DE PERSONALIDADE E AS CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE VIDA NOS PROCESSOS DE ADAPTAÇÃO ACADÊMICA

Resumo: O projeto tem por objetivo avaliar a personalidade, qualidade de vida e adaptação acadêmica de universitários, bem como verificar a relação entre estes construtos. Para tanto, serão participantes aproximadamente 200 universitários de ambos os sexos. Eles responderão a Bateria Fatorial de Personalidade, o Questionário de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-Bref) e o Questionário de Adaptação ao Ensino Superior. Após a autorização da instituição e aprovação do Comitê de Ética, os instrumentos serão aplicados coletivamente em horário cedido pelo professor. Os dados serão analisados no programa estatístico SPSS versão 21. Os alunos com menores pontuações em adaptação acadêmica serão convidados a participar de um programa que será elaborado de acordo com os fatores com menor pontuação. Serão realizadas análise descritivas, a fim de caracterizar os estudantes e inferenciais para buscar a relação dos escores obtidos nos instrumentos, bem como analisar as diferenças, se efetivadas, na intervenção em adaptação acadêmica.

Coordenadora: THATIANA HELENA DE LIMA - thatiana.lima@usf.edu.br
Participante: ALINE SANTAREM ERNESTO

Título: QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO EM BIOQUÍMICA: QUIS

Resumo: O uso do computador na graduação médica ganhou popularidade nas últimas décadas. Esse tipo de aprendizagem é atraente pela eficiência no fornecimento dos conteúdos em diferentes locais, a flexibilidade oferecida aos alunos, a facilidade de revisão do conteúdo e a possibilidade de atualização constante. Devemos, portanto, reconhecer o papel fundamental da utilização de ambientes informatizados no processo de ensino e aprendizagem. O conhecimento sobre temas de Bioquímica, nos últimos anos, vem crescendo de maneira exponencial, demandando constante atualização, principalmente se considerarmos que, no final do período de graduação, muito desse conhecimento está desatualizado. O Quiz de Bioquímica é proposto como nova ferramenta de ensino complementar a abordagem dessa temática no ensino de Ciências da Saúde. O Quiz será elaborado pelo(s) aluno(s) de iniciação científica, sob supervisão dos docentes da disciplina. Posteriormente será aplicado aos estudantes regularmente matriculados na disciplina de Biologia Celular e Tecidual, Bioquímica, como forma de incentivar o interesse sobre os temas abordados e a possibilidade de reconhecimento das deficiências específicas de cada subtema junto ao aluno, facilitando correções no processo de aprendizagem. O Quiz surge como um novo instrumento didático que será atualizado e direcionado para as deficiências dos alunos e ofertado de maneira presencial ou a distância. O presente projeto tem por objetivo avaliar a validade da elaboração de um Quiz interativo como nova ferramenta de ensino, no auxílio do processo de aprendizagem dos alunos na disciplina de Biologia Celular e Tecidual “ Bioquímica. O uso do Quiz esta embasado no desenvolvimento das seguintes itens, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina: aprender a aprender, como parte do processo de ensino-aprendizagem, identificando conhecimentos prévios, desenvolvendo a curiosidade e formulando questões,comunicação incorporando novas TICs.

Coordenadora: MARIA BETÂNIA DE OLIVEIRA GARCIA - betaniagarcia483@yahoo.com.br