Dimensão - Institucional

Políticas Institucionais

Políticas Institucionais

Engajar o corpo docente e técnico-administrativo é essencial ao bom desempenho institucional. Com esse propósito, a USF desenvolve, analisa e aprimora continuamente suas políticas institucionais para garantir um bom desempenho profissional de toda sua equipe.

Contratação

Negociação Coletiva

A USF tem 100% dos funcionários abrangidos por acordos de negociação coletiva.

Funcionários em Cargo de Chefia*

Negociação Coletiva Negociação Coletiva Negociação Coletiva

* Os números apresentados referem-se aos cargos de chefia da alta administração, considerando: reitoria, pró-reitorias, direção e assessorias.

Remuneração

Proporção do salário mais baixo, pago pela instituição, comparado ao salário mínimo nacional:

Remuneração

Benefícios e Incentivos

A USF considera que o trabalho e a dedicação do corpo docente e técnico-administrativo devem ser estimulados e incentivados.

Alguns benefícios variam de acordo com as normas estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho realizada pelo sindicato dos empregados e empregadores. Atualmente, existem seis sindicatos que representam os funcionários de todas as unidades.

Benefícios oferecidos:

Bolsas de Estudo

Benefícios e IncentivosOs professores e funcionários administrativos têm direito a bolsas de estudo extensivas a cônjuges, filhos e dependentes legais (estes até o limite de 25 anos, incompletos, na data da matrícula). Em 2013, 95 funcionários e 101 dependentes foram beneficiados.

Plano Odontológico

Os funcionários contam com o plano de assistência odontológica da Amil, que disponibiliza cobertura, sem carência, para serviços gerais, atendimentos de urgência e cirurgias. Em 2013, 574 funcionários usufruíram esse benefício.

Plano de Saúde

Benefício concedido a todos os funcionários da instituição e extensivo a filhos e cônjuges. Em 2013, um total de 990 pessoas, incluindo funcionários, cônjuges e filhos, foi beneficiado.

Cartão-Alimentação

Benefício concedido para funcionários técnico-administrativos, destinado exclusivamente para compra de alimentos. O número de beneficiados em 2013 foi 647.

Benefícios Exclusivos aos Docentes

Incentivo à Produção Científica

Premiação em dinheiro, regulamentada em portaria específica, em que o docente recebe ajuda de custo para participação em eventos científicos, nacionais e internacionais, na qualidade de apresentador de trabalho aprovado, palestrante, conferencista, painelista ou debatedor. A USF também premia os professores por publicações de trabalhos em revistas especializadas e livros. Em 2013, 27 docentes foram contemplados com esse benefício.

Apoio à Pesquisa

A USF apoia a realização de pesquisas, nos níveis de graduação e pós-graduação, possibilitando a colocação dos alunos e docentes em contato direto com atividades de desenvolvimento científico.

O apoio institucional à pesquisa ocorre nas modalidades:

  • Programas de graduação e pós-graduação stricto sensu, envolvendo professores e alunos em abordagens multi e interdisciplinares.
  • Programa de Iniciação Científica, também vinculado aos projetos de pesquisa dos programas de pós-graduação e cursos de graduação.