Dimensão - Institucional

Serviço Especializado em Engenharia de Segurança
e Medicina do Trabalho (SESMT)

Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Instituído pela Norma Regulamentadora 4, da Portaria n.º 3.214, de 8/6/1978, o Sesmt tem o dever legal de verificar todas as variáveis relativas à Saúde e à Segurança do Trabalho, com o intuito de eliminá-las ou reduzi-las a um nível seguro aos funcionários, responsabilizando-se tecnicamente pelo cumprimento das Normas Regulamentadoras.

Dentre as várias atribuições do Sesmt, destacam-se:

  • Elaborar cronograma de ações para erradicar ou minimizar os riscos, a fim de garantir a saúde do trabalhador.
  • Determinar e monitorar o uso dos equipamentos de proteção individual.
  • Elaborar e acompanhar a implantação dos projetos de novas instalações físicas e tecnológicas.
  • Fornecer orientações aos funcionários sobre os riscos ocupacionais aos quais estão expostos e apontar medidas preventivas a serem aderidas.
  • Realizar exames médicos ocupacionais.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

A Cipa visa a prevenir acidentes e doenças relacionadas à atividade laboral. É formada por representantes dos empregados e empregadores, seguindo os direcionamentos estabelecidos para representar a totalidade dos funcionários da unidade.

Faz parte das atribuições da Cipa identificar os riscos de execução da relação de trabalho, elaborar o mapa de risco, realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificar situações que possam trazer riscos de segurança e saúde aos trabalhadores, entre outras atividades.

Atividades da Cipa em 2013

Padronização de documentação

Baseado em padrões institucionais, foram estabelecidos padrões de documentação, visando a melhorias e à agilidade nos processos.

Reuniões

Foram realizadas 16 reuniões para discussão de assuntos relacionados à segurança e à saúde do trabalhador, com indicações de melhorias e correções de infraestrutura.

Inspeções

Com base em uma distribuição de tarefas por equipes, e cada equipe com um responsável, as vistorias buscaram detectar condições que pudessem causar acidentes e danos à saúde. Como resultado, os problemas apontados nos relatórios das inspeções foram discutidos entre os membros e a administração da unidade.

Palestras Ministradas

Palestras Ministradas

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT)

Em setembro, a USF realizou a Sipat com diversas ações voltadas para os funcionários. No campus Bragança Paulista, o tema Cuidar de Você É Importante para Nós! forneceu dicas e informações sobre saúde aos funcionários:

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT)

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT)


Contando com a participação de cem funcionários,
o campus Itatiba realizou o evento Segurança É Qualidade de Vida. Na ocasião, os presentes fizeram testes de glicemia, aferiram a pressão arterial e também participaram de palestras e debates.