“Ao longo dos 20 anos de minha permanência na USF, entendi que, mais que um caminho profissional, a USF significa para mim uma oportunidade de atuar como educador dentro da mística franciscana. Assim, a partir da compreensão do outro em seu processo de desenvolvimento psicossocial, espero contribuir para a promoção de uma formação humana e cidadã, perante os desafios inerentes do processo socioeducativo brasileiro.”
“O sentimento é de gratidão à Universidade São Francisco, que, além de me proporcionar um ambiente acolhedor, fraterno e de convivência educacional, representou o meu processo de transformação pessoal, contribuiu para a capacidade de me autoconduzir ao próprio processo formativo, de intercambiar experiências e me abriu novas oportunidades de vida.”
“Durante minha trajetória na USF pude entender que a missão franciscana de olhar para o outro permeia todas as atividades dentro da universidade. A mística de nosso Patrono, São Francisco de Assis, estimula alunos, professores e funcionários no desenvolvimento de ações de compromisso com a sociedade. Trabalhar na Comunicação de uma instituição com valores tão sólidos e verdadeiros é enriquecedor. Nos faz pensar em iniciativas que promovam o bem e que transmitam cada vez mais os valores franciscanos.”
“Minha esposa e meu filho foram alunos da USF, sou colaborador da instituição há 17 anos, cultivei grandes amizades aqui, portanto tenho com esta casa vínculos profissionais e afetivos que fazem da USF uma extensão de minha própria casa.”
“Ética, respeito e compromisso com a formação humana.”
A Pastoral Universitária promoveu, no mês de maio, em todos os campi, a Ceia Judaica Cristã para celebrar a Páscoa Judaica. O evento reuniu todos os funcionários e contou com a presença do coordenador do Núcleo de Pastoral Universitária, frei Vitório Mazzuco Filho, de representantes da pastoral e de membros da reitoria.
Em texto escrito sobre o ciclo pascal cristão, frei Vitório definiu a importância dessa integração na universidade. “A Ceia Pascal da USF foi o momento de externar profunda gratidão por cada um e cada uma dos que trabalham na USF. Celebrar é tornar célebre, tornar importante demais, grandioso demais. Cada pessoa na sua função é um ingrediente a mais no cardápio servido no banquete de cada dia aqui na USF: dedicação, acolhimento, entrega, fidelidade e alegria na construção de uma humanidade possível, de uma sociedade possível, de um mundo possível e de um Deus possível.”
Touro mecânico, bailão do chapéu, corrida do “mio”, além das tradicionais prendas, foram algumas das atrações do Arraial da USF. A festa foi realizada no mês de junho e envolveu cerca de 500 pessoas entre funcionários e docentes dos campi Bragança Paulista, Campinas e Itatiba.
A Universidade São Francisco convidou todos os funcionários do campus Bragança Paulista para uma sessão de cinema nas novas instalações do Salão Nobre Frei Agostinho Salvador Piccolo.
Na ocasião, foi exibido o filme Minha Mãe É uma Peça, do ator Paulo Gustavo, em dois horários para que todos pudessem participar, confraternizar e conhecer o novo espaço.
Em prol da campanha Outubro Rosa foram realizadas orientações, dinâmicas e atividades preventivas ao câncer de mama para os funcionários do campus Bragança Paulista, com a participação dos cursos de Fisioterapia e de Enfermagem. A ação proporcionou aos 80 participantes uma oportunidade para o esclarecimento de dúvidas e troca de informações.
Profissionais das diversas áreas dos campi da USF se reuniram para celebrar o Capítulo das Esteiras. “O Capítulo das Esteiras é uma tradição franciscana. Trata-se de um encontro para celebrar a vida e a missão”, explicou frei Thiago Alexandre Hayakawa.
O evento marcou o encerramento do Ano Franciscano – ano comemorativo dos 40 anos da instituição, além de comemorar o Natal e a passagem de ano. A celebração foi realizada com um churrasco, música ao vivo, além de atividades recreativas na Fazenda Haras São Bento, em Bragança Paulista.