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Docentes



Conheça os docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia:

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Tem mestrado e doutorado em Ciências Médicas (FCM/ UNICAMP). Possui aprimoramento profissional em neurologia infantil (FCM/ UNICAMP) e título de especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. É docente do curso de Psicologia e colaborador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF. Presidiu o Capítulo Paulista da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e profissões afins (ABENEPI) (Gestão 2017-2019) e é o atual coordenador do núcleo Campinas da ABENEPI. Integra a equipe do Instituto Interdisciplinar do Neurodesenvolvimento (Inter.atua). Faz parte do comitê científico da Associação Brasileira de Dislexia (ABD). Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em neuropsicologia clínica e escolar, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: transtornos do neurodesenvolvimento (dislexia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade), avaliação e reabilitação neuropsicológica, funções executivas, psicometria e neurociência aplicada à educação.

 

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2012). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2016), tendo realizado estágio em pesquisa na Universidade do Porto, Portugal. Doutora em psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2020), com estágio doutoral desenvolvido na University of Guelph, Canadá. Realizou estágio pós-doutoral na Université Catholique de Louvain (Bélgica). Pós-doutoranda em Avaliação Psicológica na Universidade São Francisco (USF). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento adulto, envolvimento paterno e relações familiares, burnout parental, avaliação psicológica e psicometria.

É docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco (USF). Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem pós-doutorado em Psicologia pela USF. Tem especialização em Neurologia aplicada à neuropsicologia infantil pela UNICAMP. É membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e da Associação Brasileira de Psicologia Positiva. Tem experiência investigando temas relacionados ao desenvolvimento infantil e adolescência, à Psicologia Positiva e a construção de medidas psicológicas voltadas à vulnerabilidade e resiliência, criatividade, competências socioemocionais, altas habilidades/superdotação, ansiedade, stress e manejo emocional. Sou membro do GT de Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da ANPEPP. 

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), com mestrado (1990) e doutorado (1996) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM) e pós-doutorado (2003) na Universidade da Savoia na França. Psicóloga clínica com atuação em Psicanálise e Psicodiagnóstico, foi membro do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise. É Professora Associada do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco e líder do grupo de pesquisa Avaliação Psicológica em Saúde Mental. É também professora da PUC-SP. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia da saúde e psicopatologia, especialmente com Rorschach, Pfister e Zulliger. Presidiu a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos no período de 2002 a 2006 e hoje é membro de seu conselho consultivo. Foi coordenadora do GT de Métodos Projetivos da ANPEPP de 2008 a 2012. Membro da International Rorschach Society e da Society for Personality Assessment. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D - CA PS - Psicologia e Serviço Social.

Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado em Psicologia Escolar (1995) e doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). É Professora Associada do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, formação profissional, validação, avaliação percepto-motora, avaliação da inteligência, orientação profissional e psicologia positiva. Foi secretária e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2003-2005; 2007-2009). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação nos biênios 2003-2005 e 2009-2011. Coordenou o GT de Pesquisa em Avaliação Psicológica e de Avaliação em Psicologia Positiva da ANPEPP em 2006 e 1016. Foi editora dos periódicos Avaliação Psicológica (2006-2010) e Psico-USF (2011-2016). É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq - 1B CA PS - Psicologia e Serviço Social.

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco USF. Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (2020), com estágio doutoral PDSE desenvolvido na Lund University em Lund, Suécia. Mestra em Psicologia pela mesma universidade (2017). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (2014). Possui experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Psicologia Escolar, Psicometria, Personalidade, Agressividade e Comportamento Antissocial. Membro do grupo de pesquisa Psicometria na ANPEPP. Editora associada da Revista Avaliação Psicológica. 

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco USF. Pós-doutor em Psicologia pela USF (ex-bolsista PNPD). Doutor em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2016), com estágio doutoral PDSE desenvolvido na Université du Québec à Trois-Rivières - QC Canadá. Mestre em Psicologia como Profissão e Ciência pela mesma universidade (2012). Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Possui experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Psicometria, Psicologia do Esporte. Membro do grupo de pesquisa Avaliação psicológica de potencial humano e do grupo de trabalho Avaliação Psicológica em Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp.

Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 2012 participa do grupo de trabalho da ANPEPP em Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica. Os seus interesses de pesquisa se concentram nos seguintes temas e áreas: Inteligência, habilidades cognitivas, desempenho acadêmico e no trabalho, psicometria, avaliação psicológica no contexto da educação e do trabalho, construção e adaptação de instrumentos psicológicos, pesquisas com uso da Teoria de Resposta ao Item, modelagem por equações estruturais e multinível.

Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e formado em Acompanhamento Terapêutico pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Mestre (bolsa CAPES) e Doutor (bolsa FAPESP) em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (USF). Realizou parte do doutorado nos University of Toledo (EUA). É docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF, com fomento de órgãos públicos nacionais. Faz parte do corpo editorial de periódicos em psicologia e é revisor de periódicos de referência em psicologia no contexto nacional e internacional, e foi parecerista AD HOC do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI).

É docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF), graduada em psicologia pela USF e doutorada em psicologia com ênfase em avaliação psicológica pela USF em parceria com a University of Toledo (UT/EUA). Atua ainda como pesquisadora do Rorschach Performance Assessment System (R-PAS/EUA) e pesquisadora colaboradora da Universidade de São Paulo (USP). É associada a entidades direcionadas à prática e cientificidade da avaliação psicológica no Brasil (como a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos – ASBRo, e o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica - IBAP) e internacionalmente (como a Society for Personality Assessment – SPA, e a International Society of the Rorschach and Projective Methods - ISR). Possui foco de pesquisas direcionado à avaliação da personalidade e dos transtornos da personalidade, destacadamente com o Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS), mas também com escalas de autorrelato e entrevistas clínicas. A partir da pandemia COVID-19, firmou parcerias nacionais e internacionais para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a aspectos da personalidade e comportamentos durante a pandemia COVID-19.

É Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco, exercendo também a função de vice-coordenador no programa. Cursou a graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o mestrado e o doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve estudos investigando vieses na avaliação psicométrica via autorrelato. Possui como temáticas de interesse psicopatia e comportamento antissocial, competências socioemocionais, uso de bebidas alcoólicas, vivências universitárias e Psicologia Evolucionista. Atua como Editor Associado da Revista Avaliação Psicológica na área de estatística e métodos psicométricos.

Ricardo Primi é psicólogo e mestre pela PUC-Campinas, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo com parte desenvolvida na Yale University (EUA) sob orientação de Robert J. Sternberg. Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LabAPE). As pesquisas que coordena recebem financiamento da FAPESP, CAPES e Instituto Ayrton Senna (IAS). É Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica e membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia. É membro da Comissão da Área de Psicologia do MEC/INEP e da CAPES. É membro do comitê diretivo do EduLab21 Centro de Conhecimento do IAS. Professor visitante na University of Toledo (Ohio, EUA), 2009. Leciona disciplinas de Avaliação Psicológica, Estatística, Psicometria, Teoria de Resposta ao Item e Modelagem com Equações Estruturais e desenvolve trabalhos de pesquisa em Avaliação da Inteligência e Avaliação da Personalidade. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A - CA PS - Psicologia e Serviço Social.

Professor auxiliar do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF). Doutor em psicometria (com período de sanduíche em Umeå, Suécia, fomentado pela CAPES pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior) e mestre em psicologia social pelo Programa de Pós-Graduação de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PPG-PSTO) da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação Bacharel e Psicólogo pelo Instituto de Psicologia (IP) da UnB. Tenho experiência em tomada de decisão social, modelagem por métodos de inferência Bayesiana, psicometria, economia comportamental, econometria e machine learning.