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Docentes



Conheça os docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia:

Acácia Aparecida Angeli dos Santos
acacia.santos@usf.edu.br
  Currículo Lattes

Graduação em Psicologia (1971) e mestrado em Psicologia Clínica (1981) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990). Professora Titular da Universidade São Francisco na graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e integrante do Conselho Federal de Psicologia no XIII Plenário (2005-2007) e XIV Plenário (2008-2010). Membro do conselho editorial de várias revistas na área de psicologia e do Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil (2009-2010; 2014-atual). Editora das revistas: Psicologia Escolar e Educacional (2000-2003), Psicologia: Ciência e Profissão (2005-2010) e Avaliação Psicológica (2011-2016). Integrante da equipe de coordenação da BVS-Psi ULAPSI (2012-2014) e da comissão de avaliação de livros da CAPES (2011-2015). Membro titular do Comitê de Assessoramento na área da Psicologia do CNPq (2014-2017). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A - CA PS - Psicologia e Serviço Social.

Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado em Psicologia Escolar (1995) e doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). É Professora Associada do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, formação profissional, validação, avaliação percepto-motora, avaliação da inteligência, orientação profissional e psicologia positiva. Foi secretária e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2003-2005; 2007-2009). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação nos biênios 2003-2005 e 2009-2011. Coordenou o GT de Pesquisa em Avaliação Psicológica e de Avaliação em Psicologia Positiva da ANPEPP em 2006 e 1016. Foi editora dos periódicos Avaliação Psicológica (2006-2010) e Psico-USF (2011-2016). É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq - 1B CA PS - Psicologia e Serviço Social.

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), com mestrado (1990) e doutorado (1996) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM) e pós-doutorado (2003) na Universidade da Savoia na França. Psicóloga clínica com atuação em Psicanálise e Psicodiagnóstico, foi membro do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise. É Professora Associada do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco e líder do grupo de pesquisa Avaliação Psicológica em Saúde Mental. É também professora da PUC-SP. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia da saúde e psicopatologia, especialmente com Rorschach, Pfister e Zulliger. Presidiu a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos no período de 2002 a 2006 e hoje é membro de seu conselho consultivo. Foi coordenadora do GT de Métodos Projetivos da ANPEPP de 2008 a 2012. Membro da International Rorschach Society e da Society for Personality Assessment. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D - CA PS - Psicologia e Serviço Social.

Graduada e mestre em Estatística e doutora em Educação pela UNICAMP. Atua como docente na graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade São Francisco-USF. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente em: educação estatística, ensino superior, avaliação educacional e em larga escala. Foi consultora ad hoc do MEC/INEP para avaliação do ENADE e multiplicadora do Programa de Capacitação de Avaliadores do BASis/MEC. Foi Coordenadora da Divisão de Desenvolvimento Educacional - USF (1990-1992) dos programas de IC/USF (2011-2016), PIBITI/CNPq (2014-2016), PIBIC/CNPq (2011-2016) e do Núcleo de Pesquisa Acadêmica-USF (2012-2016). É membro do Comitê Institucional de IC desde 2011 e do Comitê de Ética em Pesquisa, membro do GT de avaliação dos Questionários do ENADE2013 – DAES/INEP (2014-2015). Atualmente é membro da Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação (CTAA/INEP/MEC) e coordenadora brasileira do International Statistical Literacy Project (ISLP) desde 2009.

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco USF. Pós-doutor em Psicologia pela USF (ex-bolsista PNPD). Doutor em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2016), com estágio doutoral PDSE desenvolvido na Université du Québec à Trois-Rivières - QC Canadá. Mestre em Psicologia como Profissão e Ciência pela mesma universidade (2012). Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Possui experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Psicometria, Psicologia do Esporte. Membro do grupo de pesquisa Avaliação psicológica de potencial humano e do grupo de trabalho Avaliação Psicológica em Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp.

Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 2012 participa do grupo de trabalho da ANPEPP em Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica. Os seus interesses de pesquisa se concentram nos seguintes temas e áreas: Inteligência, habilidades cognitivas, desempenho acadêmico e no trabalho, psicometria, avaliação psicológica no contexto da educação e do trabalho, construção e adaptação de instrumentos psicológicos, pesquisas com uso da Teoria de Resposta ao Item, modelagem por equações estruturais e multinível.

Possui graduação (2004), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Psicologia pela Universidade São Francisco. Foi editor da Revista Psicologia: Pesquisa & Trânsito (2005-2006) e da Revista PsicoUSF (2010-2011). Foi membro da Comissão para Avaliação Psicológica no Trânsito do Conselho Federal de Psicologia e representante na Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente do Conselho Nacional de Trânsito (2009-2014). Foi consultor do Conselho Federal de Psicologia na elaboração de referências técnicas para atuação do psicólogo em políticas públicas de trânsito, transporte e mobilidade urbana (2009-2014). Sócio Fundador da Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia (ABECiPsi), sendo o presidente de 2010 a 2014. Foi representante do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira na Comissão técnico-científica da BVS-Ulapsi-Brasil, e atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Atua nos temas: Construção e Validade de Testes, Psicometria e Psicologia do Trânsito. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CAPS - Psicologia e Serviço Social.

Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e formado em Acompanhamento Terapêutico pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Mestre (bolsa CAPES) e Doutor (bolsa FAPESP) em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (USF). Realizou parte do doutorado nos University of Toledo (EUA). É docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF, com fomento de órgãos públicos nacionais. Faz parte do corpo editorial de periódicos em psicologia e é revisor de periódicos de referência em psicologia no contexto nacional e internacional, e foi parecerista AD HOC do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI).

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (1995), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e doutorado pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco - Itatiba; bolsista produtividade pelo CNPq; Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental (LAPSAM-III) do Programa de Pós- Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco; Membro do Grupo de Trabalho de Família da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI); Membro del Red Mundial Suicidólogos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, suporte familiar e suicídio. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C - CA PS - Psicologia e Serviço Social.

É Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco, exercendo também a função de vice-coordenador no programa. Cursou a graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o mestrado e o doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve estudos investigando vieses na avaliação psicométrica via autorrelato. Possui como temáticas de interesse psicopatia e comportamento antissocial, competências socioemocionais, uso de bebidas alcoólicas, vivências universitárias e Psicologia Evolucionista. Atua como Editor Associado da Revista Avaliação Psicológica na área de estatística e métodos psicométricos.

Ricardo Primi é psicólogo e mestre pela PUC-Campinas, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo com parte desenvolvida na Yale University (EUA) sob orientação de Robert J. Sternberg. Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LabAPE). As pesquisas que coordena recebem financiamento da FAPESP, CAPES e Instituto Ayrton Senna (IAS). É Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica e membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia. É membro da Comissão da Área de Psicologia do MEC/INEP e da CAPES. É membro do comitê diretivo do EduLab21 Centro de Conhecimento do IAS. Professor visitante na University of Toledo (Ohio, EUA), 2009. Leciona disciplinas de Avaliação Psicológica, Estatística, Psicometria, Teoria de Resposta ao Item e Modelagem com Equações Estruturais e desenvolve trabalhos de pesquisa em Avaliação da Inteligência e Avaliação da Personalidade. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A - CA PS - Psicologia e Serviço Social.

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (área de concentração em Avaliação Psicológica), campus Itatiba. Vice-coordenador do Programa entre 2014 e 2016. É editor-associado da Revista Psico-USF (Qualis A2). Presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) - gestão 2015-2017. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia e Orientação Profissional.