logo da capes
logo pós-graduação psicologia
 

Sobre o nosso Programa



O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco tem como área de concentração a avaliação psicológica, com quatro linhas de pesquisa: construção de instrumentos, educacional, saúde mental e trabalho. O foco em Avaliação Psicológica foi inspirado pela necessidade da qualificação de instrumentos e da melhoria na formação profissional.

Importa destacar que, durante a década de 1990, algumas situações sinalizaram a importância da escolha desse foco. A primeira delas foi o alerta dado pela Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) que, em seu Boletim Informativo nº 20 (1996), divulgou o relatório do Comitê Assessor de Psicologia do CNPq. Esse documento apontou a área de Fundamentos e Medidas como uma das cinco, entre as 10 existentes à época, que mereciam maiores investimentos. Também, o Ministério da Educação (MEC) iniciou um movimento de implantação de avaliação educacional em larga escala, nos mais variados níveis de ensino. Tal iniciativa se concretizou com a implantação do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Exame Nacional de Cursos (ENC) que, atualmente, corresponde ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), aplicado no Ensino Superior. Concomitantemente, no campo específico da avaliação psicológica, observaram-se diversas ações do Conselho Federal de Psicologia, com o intuito de aprimorar a qualidade dos instrumentos de avaliação psicológica, que se materializaram por meio de resoluções específicas, estabelecendo a necessidade de realização de pesquisas com os testes então disponíveis.

Acompanhando tais demandas, a Universidade São Francisco iniciou esforços para não restringir a universidade apenas aos cursos de graduação, mas também oferecer cursos de pós-graduação. Propôs seus primeiros mestrados, dentre os quais, o curso de mestrado em Psicologia reconhecido no ano de 2002, tendo iniciado o doutorado em 2004.