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Laboratórios



O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia conta atualmente com seis laboratórios, dois para cada uma das linhas de pesquisa já instaladas. A cada ano aumentam os investimentos em equipamentos, com verbas de pesquisa financiadas pelo CNPq e FAPESP, assim como o número de alunos nos laboratórios, permitindo que as atividades das linhas de pesquisa sejam desenvolvidas com mais qualidade. Abaixo, mais detalhes sobre cada um dos laboratórios:

O LabAPE é um laboratório de pesquisa ligado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Avaliação Psicológica da Universidade São Francisco (USF) na cidade de Itatiba, São Paulo. O programa é pioneiro no Brasil nessa área de concentração e recebeu nota 6 (em uma escala de 1 a 7) na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O laboratório foi criado em 1999 e consolidado em 2001, a partir do apoio financeiro do Programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) de Apoio a Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes. Atualmente, recebe também apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Instituto Ayrton Senna (IAS). O LabAPE nucleia vários projetos de pesquisa e serviços ligados à avaliação e medidas em psicologia e educação. Website: http://www.labape.com.br/labape/

No final de 2008, foi criado o Laboratório de Métodos Estatísticos em Psicologia e Educação – LABMEPE, sob a coordenação da Profª Drª Claudette Maria Medeiros Vendramini, vinculado à linha de pesquisa “Construção, Validação e Padronização de Instrumentos de Medida” em decorrência da concessão de auxílio financeiro do CNPq ao projeto de pesquisa “Desenvolvimento e validação de uma Escala de Atitudes em relação à Estatística”, processo nº 481177/2008-6 – Claudette M. M. Vendramini. Desde então, outros financiamentos colaboraram para a ampliação do LabMEPE com a aquisição de móveis e equipamentos, tal como o projeto de pesquisa “Aplicação da Teoria de Resposta ao Item na avaliação de habilidades acadêmicas”, processo nº 403826/2003-9 - Claudette M. M. Vendramini. Com financiamento do Obeduc/Inep/Capes, novos equipamentos foram adquiridos no final de 2014. O LabMEPE conta com a participação de docentes da graduação e de estudantes de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado do PPGSS em Psicologia da USF. O objetivo do LABMEPE é avaliar habilidades e competências para aprendizagem em diferentes níveis e contextos educacionais, e, por meio de suas pesquisas, fornecer apoio científico e técnico em Métodos Estatísticos aplicados à Avaliação Psicológica e Educacional para a comunidade acadêmica da USF e fora dela.

Laborário ativo desde 1999, reúne os professores da linha de Avaliação Psicológica em contextos de Saúde Mental, sendo desenvolvidas pesquisas que visam a buscar evidências de validade para instrumentos de avaliação psicológica no contexto da saúde e da saúde mental. Desenvolve projetos que vêm recebendo apoio da FAPESP, CAPES e CNPq por meio de bolsas de IC, Mestrado, Doutorado e Produtividade em Pesquisa, além de financiamentos à pesquisa ligados à editais específicos. Alguns Projetos em andamento:

• Estudos com foco nas técnicas projetivas, especialmente Rorschach, Pfister e Zulliger;

• Avaliação Terapêutica e validade consequencial dos instrumentos;

• Estudo Correlacional entre qualidade de vida e suporte social em paciente oncológicos;

• Avaliação da funções cognitivas e sintomas de depressão em paciente com lesão encefálica;

• Avaliação do Suporte Familiar em idosos.

• Desenvolvimento de escalas de avaliação de humor em diversas faixas etárias.

• Construção e adaptação de instrumentos de avaliação de traços de psicopatia.

O Laboratório de Psicologia Educacional (LAPE) está ligado à linha de pesquisa de Avaliação em Psicologia Educacional. Agrupa estudos de avaliação de construtos cognitivos e afetivos em contextos educacionais relacionados à aprendizagem, ao desenvolvimento, à escolarização e ao desenvolvimento de carreira. Nessa linha, participam os professores Ana Paula Porto Noronha e Rodolfo A. M. Ambiel. Projetos do laboratório:

- Avaliação de leitura e escrita, maturidade percepto-motora e inteligência de crianças e jovens;

- Orientação profissional e desenvolvimento de carreira de jovens e adultos;

- Avaliação em psicologia positiva.

O Laboratório de Avaliação Psicológica do Trabalho está vinculado à linha de pesquisa Avaliação Psicológica no Trabalho, e nele são desenvolvidos estudos na área da psicologia organizacional e do trabalho, com foco na construção e estudos psicométricos de instrumentos medida de diversos construtos, tais como, clima organizacional, qualidade de vida no trabalho, saúde do trabalhador, assédio moral, dentre outros.